Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41726
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Ronaldo Henrique Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:18:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T12:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Ronaldo Henrique Souza, O ensino de química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivas. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5357. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41726 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to propose the creation of Specialized Classroom Methods (SCM) for deaf students, so that it is possible to strengthen the bonds between teachers and interpreters and to provide students with a better understanding of the chemical content. The creation of the SCM’s showed that for the teaching of inclusive classes of deaf students it is necessary to denote aspects inherent to the deaf culture, such as more imagistic classes, more phenomena and even adaptations of scientific terms that will allow a better understanding of what is being studied. It is concluded that the main key for a better development of inclusive classes is the communication between teacherinterpreter, since the communication channel between these parts improves the teacher understands the function of the interpreter, and the interpreter knows the objective of the teacher. Within the proposed creation of model plans, to analyze the learning mode of deaf students, from the point of view of interpreters and teachers, aiming to understand the failures in learning mechanisms and propose, within the SCM, new structures to reduce the learning gap of deaf students and listeners. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Libras. | pt_BR |
dc.subject | Libras. | pt_BR |
dc.subject | Surdos. | pt_BR |
dc.subject | Deaf. | pt_BR |
dc.subject | Química. | pt_BR |
dc.subject | Chemistry. | pt_BR |
dc.subject | Plano de Aula Especializado | pt_BR |
dc.subject | Speciaized Classroom Methods. | pt_BR |
dc.title | O ensino de química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivas | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemistry teaching for the deaf: production of chemistry plans specialized class for inclusive classes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Helder Eterno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9626994578221224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Flaviane | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1788112610150438 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Benite, Claudio Ribeiro Machado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9059906601238363 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3773916219190572 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo propor a criação de Planos de Aula Especializados (PAE) para turmas inclusivas de alunos surdos, de modo que seja possível estreitar os laços entre professor e intérpretes e proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos químicos pelos estudantes. A criação dos PAEs mostrou que para o ensino de turmas inclusivas de alunos surdos fazemse necessários que sejam denotados aspectos inerentes a cultura surda, como aulas mais imagéticas, mais fenômenos e mesmo adaptações de termos cientificos que venham a permitir uma melhor compreensão do que está sendo estudado. Concluise que a principal chave para um melhor desenvolvimento de turmas inclusivas é a comunicação entre professorintérprete, uma vez que melhorase o canal de comunicação entre essas partes, o professor entende a função do intérprete e o intérprete conhece o objetivo do professor. Dentro da proposta criação de planos modelos, analisar o modo de aprendizagem de alunos surdos, do ponto de vista de intérpretes e professores, visando compreender as falhas nos mecanismos de aprendizagem e propor, dentro do PAE, novas estruturas para reduzir a diferença de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 114 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5357 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164142858 | - |
dc.crossref.doibatchid | 3817210b-cb41-4b98-b756-29876ab9034d | - |
dc.subject.autorizado | Ciência - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged_organized.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Produto Final - Versão 1.pdf | Produto Final | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.