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dc.creatorMarques, Ronaldo Henrique Souza-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:18:07Z-
dc.date.available2024-07-22T12:18:07Z-
dc.date.issued2018-04-06-
dc.identifier.citationMARQUES, Ronaldo Henrique Souza, O ensino de química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivas. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5357.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41726-
dc.description.abstractThe present work aims to propose the creation of Specialized Classroom Methods (SCM) for deaf students, so that it is possible to strengthen the bonds between teachers and interpreters and to provide students with a better understanding of the chemical content. The creation of the SCM’s showed that for the teaching of inclusive classes of deaf students it is necessary to denote aspects inherent to the deaf culture, such as more imagistic classes, more phenomena and even adaptations of scientific terms that will allow a better understanding of what is being studied. It is concluded that the main key for a better development of inclusive classes is the communication between teacherinterpreter, since the communication channel between these parts improves the teacher understands the function of the interpreter, and the interpreter knows the objective of the teacher. Within the proposed creation of model plans, to analyze the learning mode of deaf students, from the point of view of interpreters and teachers, aiming to understand the failures in learning mechanisms and propose, within the SCM, new structures to reduce the learning gap of deaf students and listeners.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibras.pt_BR
dc.subjectLibras.pt_BR
dc.subjectSurdos.pt_BR
dc.subjectDeaf.pt_BR
dc.subjectQuímica.pt_BR
dc.subjectChemistry.pt_BR
dc.subjectPlano de Aula Especializadopt_BR
dc.subjectSpeciaized Classroom Methods.pt_BR
dc.titleO ensino de química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivaspt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching for the deaf: production of chemistry plans specialized class for inclusive classespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Helder Eterno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Flaviane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788112610150438pt_BR
dc.contributor.referee2Benite, Claudio Ribeiro Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9059906601238363pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773916219190572pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo propor a criação de Planos de Aula Especializados (PAE) para turmas inclusivas de alunos surdos, de modo que seja possível estreitar os laços entre professor e intérpretes e proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos químicos pelos estudantes. A criação dos PAEs mostrou que para o ensino de turmas inclusivas de alunos surdos fazemse necessários que sejam denotados aspectos inerentes a cultura surda, como aulas mais imagéticas, mais fenômenos e mesmo adaptações de termos cientificos que venham a permitir uma melhor compreensão do que está sendo estudado. Conclui­se que a principal chave para um melhor desenvolvimento de turmas inclusivas é a comunicação entre professor­intérprete, uma vez que melhora­se o canal de comunicação entre essas partes, o professor entende a função do intérprete e o intérprete conhece o objetivo do professor. Dentro da proposta criação de planos modelos, analisar o modo de aprendizagem de alunos surdos, do ponto de vista de intérpretes e professores, visando compreender as falhas nos mecanismos de aprendizagem e propor, dentro do PAE, novas estruturas para reduzir a diferença de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5357pt_BR
dc.orcid.putcode164142858-
dc.crossref.doibatchid3817210b-cb41-4b98-b756-29876ab9034d-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.autorizadoEstudantes surdospt_BR
dc.subject.autorizadoSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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