Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41686
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-7372-2377
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O novo ensino médio e o triunfo neoliberal diante as políticas educacionais no Brasil (2013 - 2022)
Autor(es): Carvalho, Débora Ceron
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Belmiro, Claudiane Mara Braga
Segundo membro da banca: Jeronimo, Isaac Vasconcelos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo debater sobre a construção da Reforma do Ensino Médio. Perpassando por um primeiro programa pleiteado pelo governo da então presidenta Dilma Rousseff em 2013, mas que não chegou a ser homologado, até a projeção da atual reforma vigente executada pelo governo de Michael Temer em 2016. Para tanto, estre trabalho utilizou de fontes bibliográficas, legislativas, imprensa e documentos normativos, compreendendo que cabe ao historiador observar a especificidade do uso cada fonte. E procurou analisar à articulação entre a Reforma do Ensino Médio - Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016. – com o contexto político e processo histórico vivenciado entre os anos de 2013 até 2022.
Palavras-chave: Educação pública
Public education
Ensino médio
High school
Neoliberalismo
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Débora Ceron. O novo ensino médio e o triunfo neoliberal diante as políticas educacionais no Brasil (2013 - 2022). 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41686
Data de defesa: 15-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NovoEnsinoMédio.pdf793.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons