Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41686
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-7372-2377 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O novo ensino médio e o triunfo neoliberal diante as políticas educacionais no Brasil (2013 - 2022) |
Author: | Carvalho, Débora Ceron |
First Advisor: | Morais, Sérgio Paulo |
First member of the Committee: | Belmiro, Claudiane Mara Braga |
Second member of the Committee: | Jeronimo, Isaac Vasconcelos |
Summary: | Esta pesquisa tem como objetivo debater sobre a construção da Reforma do Ensino Médio. Perpassando por um primeiro programa pleiteado pelo governo da então presidenta Dilma Rousseff em 2013, mas que não chegou a ser homologado, até a projeção da atual reforma vigente executada pelo governo de Michael Temer em 2016. Para tanto, estre trabalho utilizou de fontes bibliográficas, legislativas, imprensa e documentos normativos, compreendendo que cabe ao historiador observar a especificidade do uso cada fonte. E procurou analisar à articulação entre a Reforma do Ensino Médio - Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016. – com o contexto político e processo histórico vivenciado entre os anos de 2013 até 2022. |
Keywords: | Educação pública Public education Ensino médio High school Neoliberalismo Neoliberalism |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CARVALHO, Débora Ceron. O novo ensino médio e o triunfo neoliberal diante as políticas educacionais no Brasil (2013 - 2022). 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41686 |
Date of defense: | 15-Apr-2024 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NovoEnsinoMédio.pdf | 793.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License