Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41661
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Concepções de ensino de teclado eletrônico: um estudo de caso com professores do curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez
Alternate title (s): Conceptions of teaching the electronic keyboard: A case study with teachers from the technical course at the Lorenzo Fernândez State Conservatory of Music
Author: Scarcela, Samuel Naamã
First Advisor: Soares, José
First member of the Committee: Feichas, Heloísa Faria Braga
Second member of the Committee: Gonçalves, Lilia Neves
Summary: Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções dos professores do ensino técnico de teclado eletrônico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez sobre o ensino do instrumento. O referencial teórico desta pesquisa aborda o pensamento do professor (SACRISTAN, GOMEZ, 1987; BRAZ, 2007) e do professor reflexivo (ALARCÃO, 2011; HARTMAN, 2015), evidenciando aspectos que podem fazer parte da construção de concepções dos professores, influenciando diretamente sua prática de ensino. O método utilizado é o estudo de caso (YIN, 2015) e a coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise dos documentos norteadores do ensino de teclado no conservatório (GIL, 2002). Os resultados apontam para concepções similares entre os professores acerca da definição do instrumento, sua principal característica como instrumento acompanhador e a importância do domínio de alguns conteúdos para se formar um tecladista profissional.
Abstract: This work aims to understand the conceptions of teachers of technical teaching of electronic keyboard of the State Conservatory of Music Lorenzo Fernandez on the teaching of the instrument. The theoretical reference of the research addresses the thought of the teacher (SACRISTAN, GOMEZ, 1987; BRAZ, 2007) and the reflective teacher (ALARCÃO, 2011; HARTMAN, 2015), showing aspects that can be part of the construction of the conceptions of teachers, directly influencing their teaching practice. The method used is the case-study (YIN, 2015) and the data collection consisted of conducting semi-structured interviews and analysis of the guiding documents of keyboard teaching in the conservatory (GIL, 2002). The results point to similar conceptions among teachers about the definition of the instrument, its main feature as accompanying instrument and the importance of mastering some content to form a professional keyboardist.
Keywords: Ensino do instrumento
instrument teaching
Concepções de ensino
Teaching concepts
Teclado eletrônico
Eletronic Keyboard
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Música
Música para teclado eletrônico
Conservatório de Música
Instrumentos de ensino e pesquisa
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Música
Quote: SCARCELA, Samuel Naamã. Concepções de ensino de teclado eletrônico: Um estudo de caso com professores do curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.441.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.441
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41661
Date of defense: 28-Jul-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçõesProfessoresTeclado.pdfDissertação1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons