Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41661
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Concepções de ensino de teclado eletrônico: um estudo de caso com professores do curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of teaching the electronic keyboard: A case study with teachers from the technical course at the Lorenzo Fernândez State Conservatory of Music |
Autor(es): | Scarcela, Samuel Naamã |
Primeiro orientador: | Soares, José |
Primeiro membro da banca: | Feichas, Heloísa Faria Braga |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções dos professores do ensino técnico de teclado eletrônico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez sobre o ensino do instrumento. O referencial teórico desta pesquisa aborda o pensamento do professor (SACRISTAN, GOMEZ, 1987; BRAZ, 2007) e do professor reflexivo (ALARCÃO, 2011; HARTMAN, 2015), evidenciando aspectos que podem fazer parte da construção de concepções dos professores, influenciando diretamente sua prática de ensino. O método utilizado é o estudo de caso (YIN, 2015) e a coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise dos documentos norteadores do ensino de teclado no conservatório (GIL, 2002). Os resultados apontam para concepções similares entre os professores acerca da definição do instrumento, sua principal característica como instrumento acompanhador e a importância do domínio de alguns conteúdos para se formar um tecladista profissional. |
Abstract: | This work aims to understand the conceptions of teachers of technical teaching of electronic keyboard of the State Conservatory of Music Lorenzo Fernandez on the teaching of the instrument. The theoretical reference of the research addresses the thought of the teacher (SACRISTAN, GOMEZ, 1987; BRAZ, 2007) and the reflective teacher (ALARCÃO, 2011; HARTMAN, 2015), showing aspects that can be part of the construction of the conceptions of teachers, directly influencing their teaching practice. The method used is the case-study (YIN, 2015) and the data collection consisted of conducting semi-structured interviews and analysis of the guiding documents of keyboard teaching in the conservatory (GIL, 2002). The results point to similar conceptions among teachers about the definition of the instrument, its main feature as accompanying instrument and the importance of mastering some content to form a professional keyboardist. |
Palavras-chave: | Ensino do instrumento instrument teaching Concepções de ensino Teaching concepts Teclado eletrônico Eletronic Keyboard |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Assunto: | Música Música para teclado eletrônico Conservatório de Música Instrumentos de ensino e pesquisa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Referência: | SCARCELA, Samuel Naamã. Concepções de ensino de teclado eletrônico: Um estudo de caso com professores do curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.441. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.441 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41661 |
Data de defesa: | 28-Jul-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConcepçõesProfessoresTeclado.pdf | Dissertação | 1.6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons