Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41661
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concepções de ensino de teclado eletrônico: um estudo de caso com professores do curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez
Título(s) alternativo(s): Conceptions of teaching the electronic keyboard: A case study with teachers from the technical course at the Lorenzo Fernândez State Conservatory of Music
Autor(es): Scarcela, Samuel Naamã
Primeiro orientador: Soares, José
Primeiro membro da banca: Feichas, Heloísa Faria Braga
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções dos professores do ensino técnico de teclado eletrônico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez sobre o ensino do instrumento. O referencial teórico desta pesquisa aborda o pensamento do professor (SACRISTAN, GOMEZ, 1987; BRAZ, 2007) e do professor reflexivo (ALARCÃO, 2011; HARTMAN, 2015), evidenciando aspectos que podem fazer parte da construção de concepções dos professores, influenciando diretamente sua prática de ensino. O método utilizado é o estudo de caso (YIN, 2015) e a coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise dos documentos norteadores do ensino de teclado no conservatório (GIL, 2002). Os resultados apontam para concepções similares entre os professores acerca da definição do instrumento, sua principal característica como instrumento acompanhador e a importância do domínio de alguns conteúdos para se formar um tecladista profissional.
Abstract: This work aims to understand the conceptions of teachers of technical teaching of electronic keyboard of the State Conservatory of Music Lorenzo Fernandez on the teaching of the instrument. The theoretical reference of the research addresses the thought of the teacher (SACRISTAN, GOMEZ, 1987; BRAZ, 2007) and the reflective teacher (ALARCÃO, 2011; HARTMAN, 2015), showing aspects that can be part of the construction of the conceptions of teachers, directly influencing their teaching practice. The method used is the case-study (YIN, 2015) and the data collection consisted of conducting semi-structured interviews and analysis of the guiding documents of keyboard teaching in the conservatory (GIL, 2002). The results point to similar conceptions among teachers about the definition of the instrument, its main feature as accompanying instrument and the importance of mastering some content to form a professional keyboardist.
Palavras-chave: Ensino do instrumento
instrument teaching
Concepções de ensino
Teaching concepts
Teclado eletrônico
Eletronic Keyboard
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Música
Música para teclado eletrônico
Conservatório de Música
Instrumentos de ensino e pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: SCARCELA, Samuel Naamã. Concepções de ensino de teclado eletrônico: Um estudo de caso com professores do curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.441.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.441
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41661
Data de defesa: 28-Jul-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepçõesProfessoresTeclado.pdfDissertação1.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons