Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41448
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7746-9207
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os compassos das representações do feminino na canção brasileira de Joyce Moreno
Título(s) alternativo(s): The measures of representations of the feminine in Joyce Moreno's brazilian song
Autor(es): Duarte, Caio Arantes
Primeiro orientador: Denubila, Rodrigo Valverde
Primeiro membro da banca: Bento, Sergio Guilherme Cabral
Segundo membro da banca: Biella, João Carlos
Resumo: Este trabalho procura encontrar diferentes representações possíveis do feminino na canção brasileira. Para isso, analisaremos três canções populares, sendo elas: “Com Açúcar, Com Afeto”, de Chico Buarque, e “Não Muda Não” e “Feminina”, de Joyce Moreno, buscando, nas distintas posturas do eu lírico feminino diante o seu contexto social, as discrepâncias e similaridades de discurso entre as obras. Em conclusão, o artigo se baseia, essencialmente, nos escritos de Elaine Showalter (1994); Lucy Delap (2022); Norman Fairclough (2001); e Simone de Beauvoir (1967), para respaldar teoricamente as análises críticas das letras.
Abstract: This work seeks to find different possible representations of the feminine in Brazilian song. To do this, we will analyze three popular songs, namely: “Com Açúcar, Com Afeto”, by Chico Buarque, and “Não Muda Não” and “Feminina”, by Joyce Moreno, seeking, in the different postures of the female lyrical self in front of her social context, discrepancies and similarities in discourse between the works. In conclusion, the article is essentially based on the writings of Elaine Showalter (1994); Lucy Delap (2022); Norman Fairclough (2001); and Simone de Beauvoir (1967), to theoretically support the critical analyzes of the lyrics.
Palavras-chave: Representação
Representation
Literatura e música
Literature and music
Autoria feminina
Feminine writing
Canção
Song
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DUARTE, Caio Arantes. Os compassos das representações do feminino na canção brasileira de Joyce Moreno. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41448
Data de defesa: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompassosRepresentaçõesFeminino.pdfTCC282.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons