Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41448
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7746-9207
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Os compassos das representações do feminino na canção brasileira de Joyce Moreno
Título (s) alternativo (s): The measures of representations of the feminine in Joyce Moreno's brazilian song
Autor: Duarte, Caio Arantes
Primer orientador: Denubila, Rodrigo Valverde
Primer miembro de la banca: Bento, Sergio Guilherme Cabral
Segundo miembro de la banca: Biella, João Carlos
Resumen: Este trabalho procura encontrar diferentes representações possíveis do feminino na canção brasileira. Para isso, analisaremos três canções populares, sendo elas: “Com Açúcar, Com Afeto”, de Chico Buarque, e “Não Muda Não” e “Feminina”, de Joyce Moreno, buscando, nas distintas posturas do eu lírico feminino diante o seu contexto social, as discrepâncias e similaridades de discurso entre as obras. Em conclusão, o artigo se baseia, essencialmente, nos escritos de Elaine Showalter (1994); Lucy Delap (2022); Norman Fairclough (2001); e Simone de Beauvoir (1967), para respaldar teoricamente as análises críticas das letras.
Abstract: This work seeks to find different possible representations of the feminine in Brazilian song. To do this, we will analyze three popular songs, namely: “Com Açúcar, Com Afeto”, by Chico Buarque, and “Não Muda Não” and “Feminina”, by Joyce Moreno, seeking, in the different postures of the female lyrical self in front of her social context, discrepancies and similarities in discourse between the works. In conclusion, the article is essentially based on the writings of Elaine Showalter (1994); Lucy Delap (2022); Norman Fairclough (2001); and Simone de Beauvoir (1967), to theoretically support the critical analyzes of the lyrics.
Palabras clave: Representação
Representation
Literatura e música
Literature and music
Autoria feminina
Feminine writing
Canção
Song
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DUARTE, Caio Arantes. Os compassos das representações do feminino na canção brasileira de Joyce Moreno. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41448
Fecha de defensa: 2-may-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CompassosRepresentaçõesFeminino.pdfTCC282.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons