Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41448
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7746-9207 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Os compassos das representações do feminino na canção brasileira de Joyce Moreno |
Título (s) alternativo (s): | The measures of representations of the feminine in Joyce Moreno's brazilian song |
Autor: | Duarte, Caio Arantes |
Primer orientador: | Denubila, Rodrigo Valverde |
Primer miembro de la banca: | Bento, Sergio Guilherme Cabral |
Segundo miembro de la banca: | Biella, João Carlos |
Resumen: | Este trabalho procura encontrar diferentes representações possíveis do feminino na canção brasileira. Para isso, analisaremos três canções populares, sendo elas: “Com Açúcar, Com Afeto”, de Chico Buarque, e “Não Muda Não” e “Feminina”, de Joyce Moreno, buscando, nas distintas posturas do eu lírico feminino diante o seu contexto social, as discrepâncias e similaridades de discurso entre as obras. Em conclusão, o artigo se baseia, essencialmente, nos escritos de Elaine Showalter (1994); Lucy Delap (2022); Norman Fairclough (2001); e Simone de Beauvoir (1967), para respaldar teoricamente as análises críticas das letras. |
Abstract: | This work seeks to find different possible representations of the feminine in Brazilian song. To do this, we will analyze three popular songs, namely: “Com Açúcar, Com Afeto”, by Chico Buarque, and “Não Muda Não” and “Feminina”, by Joyce Moreno, seeking, in the different postures of the female lyrical self in front of her social context, discrepancies and similarities in discourse between the works. In conclusion, the article is essentially based on the writings of Elaine Showalter (1994); Lucy Delap (2022); Norman Fairclough (2001); and Simone de Beauvoir (1967), to theoretically support the critical analyzes of the lyrics. |
Palabras clave: | Representação Representation Literatura e música Literature and music Autoria feminina Feminine writing Canção Song |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | DUARTE, Caio Arantes. Os compassos das representações do feminino na canção brasileira de Joyce Moreno. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41448 |
Fecha de defensa: | 2-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CompassosRepresentaçõesFeminino.pdf | TCC | 282.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons