Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41338
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-8510-2855
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
Título (s) alternativo (s): EducAgora©: dissemination of scientific knowledge on instagram®
EducAgora©: mobilizando a transposição didática na divulgação do conhecimento científico no instagram®
EducAgora©: mobilizing didactic transposition in the dissemination of scientific knowledge on instagram®
Autor: Costa, Marianna Silva
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Segundo miembro de la banca: Sales, Tiago Amaral
Resumen: Este estudo investigou a aplicação de um método pouco explorado na prática educacional contemporânea, especificamente a explanação de conteúdos científicos por meio da rede social Instagram®. Embasado nos conceitos de transposição didática, cibercultura e educação não-formal, o projeto EducAgora© propõe uma abordagem interdisciplinar para disseminar conhecimento científico na sociedade cibercultural. O Instagram® foi escolhido devido à sua popularidade e eficácia em alcançar diversos públicos de maneira rápida. O estudo visa integrar teoria e prática, adaptando conceitos acadêmicos para um formato acessível e envolvente, com o objetivo de promover uma compreensão mais ampla da ciência. Os resultados preliminares demonstram um engajamento positivo do público, indicando o potencial da plataforma para a divulgação de conhecimento científico.
Abstract: This study investigated the application of a method scarcely explored in contemporary educational practice, specifically the explication of scientific content through the social network Instagram®. Grounded in the concepts of didactic transposition, cyberculture, and non-formal education, the EducAgora© project proposes an interdisciplinary approach to disseminating scientific knowledge in cybercultural society. Instagram® was chosen due to its popularity and effectiveness in reaching diverse audiences quickly. The study aims to integrate theory and practice, adapting academic concepts to an accessible and engaging format, with the goal of promoting a broader understanding of science. Preliminary results demonstrate positive audience engagement, indicating the platform's potential for dissemination scientific knowledge.
Palabras clave: Método educacional
Instagram
Transposição didática
Cibercultura
Educação não-formal
Educational method
Didactic transposition
Cyberculture
Non-formal education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Marianna Silva. EducAgora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41338
Fecha de defensa: 5-mar-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducadoraDisseminaçãoConhecimento.pdfTCC819.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons