Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41311
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: Volumoso extrusado contendo diferentes níveis de levedura associados à ureia para ovinos: parâmetros nutricionais e metabólicos
Autor: Oliveira, Marcela Rodrigues de
Primer orientador: Macedo Junior, Gilberto de Lima
Primer miembro de la banca: Silva, Simone Pedro da
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Karla Alves
Resumen: O volumoso extrusado, obtido através do processo de extrusão da parte aérea de gramíneas, representa uma fonte de fibra na alimentação de ruminantes. Visa aprimorar a utilização pelos microrganismos, simplificar o manejo alimentar e elevar a digestibilidade da dieta. A inclusão de leveduras na dieta de ruminantes atua como aditivo, melhorando a conversão alimentar, estimulando o consumo de matéria seca e promovendo ganho de peso, além de trazer benefícios para a saúde ruminal e o sistema imunológico. Utilizaram – se 20 borregas mestiças Santas Inês X Dorper, com idade média de 10 meses e peso médio de 43 kg. Os animais foram alojados em gaiolas metabólicas providas de cocho, bebedouro e saleiro conforme padrão INCT, e os tratamentos foram Foragge HF® (controle, isento de levedura e ureia), Foragge HF® + 1% Ureia + 0% Levedura, Foragge HF® + 1% Ureia + 2,5% Levedura, Foragge HF® + 1% Ureia + 5,0% Levedura e Foragge HF® + 1% Ureia + 9,3% Levedura. Objetivou – se avaliar o consumo de matéria seca e metabólitos proteicos, energéticos e enzimáticos de borregas alimentadas com volumoso extrusado e níveis crescentes de levedura associados à ureia na dieta. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Capim Branco, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia, com duração de 20 dias, onde quinze dias foram utilizados para adaptação dos animais à dieta e cinco dias para coletas de dados. Foram realizadas coletas de fezes, sobras do ofertado, sobras de água, além da medição do volume e da densidade da urina para cada animal. Amostras sanguíneas foram coletadas em dias alternados, totalizando três vezes durante o período de coleta, para análises de metabólitos. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. Não se observou diferença estatística (P>0,05) entre os diferentes níveis de inclusão de levedura nos parâmetros: consumo de matéria seca, consumo de matéria seca em relação ao peso corporal, consumo matéria seca em relação ao peso metabólico, digestibilidade de matéria seca, consumo de água, relação entre o consumo de água e a matéria seca consumida, fezes na matéria seca, matéria seca fecal, densidade de urina, triglicerídeo, frutosamina, albumina, proteínas totais, ureia ácido úrico, AST e fosfatase. Observou-se tendencia (P>0,05 e P<0,10) para a fezes na matéria natural, com os tratamentos HF + 0% e HF + 5,0% apresentando valores superiores, assim como para o metabolito energético colesterol. Isso indica estabilidade nos parâmetros avaliados, demonstrando que variações nas dietas não resultaram em impactos negativos nos parâmetros estudados. Conclui-se, portanto, que o fornecimento de volumoso extrusado com inclusão de até 9,3% de levedura na dieta de borregas mestiças não causou efeitos deletérios nos animais.
Palabras clave: Aditivos
Borregas
Digestibilidade
Nutrição
Ruminantes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Marcela Rodrigues de. Volumoso extrusado contendo diferentes níveis de levedura associados à ureia para ovinos: parâmetros nutricionais e metabólicos. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41311
Fecha de defensa: 20-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Zootecnia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VolumosoExtrusadoContendo.pdf287.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons