Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41306
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-1831-797X |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Comida de terreiro e a agência não-humana no ritual do candomblé |
Título (s) alternativo (s): | Territory food and non-human agency in the candomblé ritual |
Autor: | Oliveira, Taline Souza |
Primer orientador: | Silveira, Diego Soares da |
Primer miembro de la banca: | Alves, Daniel |
Segundo miembro de la banca: | Bem, Daniel Francisco de |
Resumen: | Este trabalho se articula em torno de um modo de percepção epistêmica sobre os terreiros de Candomblé e as formas pelos quais a comida de santo e os hábitos alimentares estão interligadas dentro destes ambientes por fluxos densos fluxos interativos que interligam a gastronomia, os saberes relacionados aos rituais alimentares e as dinâmicas mitológicas dos orixás. Para acionar estas complexas relações nos utilizamos dos escritos de Bruno Latour acerca da Teoria do Ator-Rede, que nos permite enxergar as múltiplas visualidades e funções que os atores humanos e os não humanos possuem dentro das práticas rituais do Candomblé. Por conseguinte, o comer e as demais questões relacionadas a alimentação se expandem para muito além da função alimentar básica: compreendemos que dentro dos ritos religiosos do povo de santo, a alimentação congrega uma série de elementos relacionados a preferencias dos orixás, histórias e narrativas mitológicas, funções e restrições religiosas de determinados alimentos e diversos outros temas. Para efetivar metodologicamente o trabalho, nos guiamos por uma revisão de literatura acerca das temáticas ora apontadas, além da percepção e interpretação histórica e crítica de mitos dos orixás onde a alimentação aparece diretamente como guia cosmológico de determinadas ações. Além do mais, nos utilizamos da análise da linguagem cinematográfica e da imagética do filme Tenda dos Milagres (e em partes também do livro "O Compadre de Ogun"), de Jorge Amado buscando utilizar esta obra como expressão prática do viés artístico do Candomblé amalgamado na cultura e sociedade. O trabalho busca apontar maneiras pelas quais pode-se enxergar o Candomblé e religiões de matrizes africanas a partir de suas complexidades ligadas a ancestralidade e as amplas conexões heurísticas existentes entre os muitos agentes. |
Abstract: | This work is articulated around the epistemic visuality of Candomblé terreiros and the ways in which saint food and eating habits are interconnected within these environments through dense flows, interactive flows that interconnect gastronomy, knowledge related to food rituals and mythological dynamics of the orixás. To activate these complex relationships we use Bruno Latour's writings about the Actor-Network Theory, which allows us to see the multiple visualities and functions that human and non-human actors have within the ritual practices of Candomblé. Therefore, eating and other issues related to food expand far beyond the basic food function: we understand that within the religious rites of the people of saint, food brings together a series of elements related to the preferences of the orixás, stories and mythological narratives. , functions and religious restrictions of certain foods and several other topics. To methodologically carry out the work, we were guided by a literature review on the themes highlighted here, in addition to the historical and critical perception and interpretation of myths of the orixás where food appears directly as a cosmological guide for certain actions. Furthermore, we use a brief cinematographic interpretation of the film (and in parts also of the book "O Compadre de Ogun"), Tenda dos Milagres by Jorge Amado seeking to use this work as a practical expression of the artistic bias of Candomblé amalgamated in culture and society . The work seeks to point out ways in which Candomblé and African-based religions can be seen based on their complexities linked to ancestry and the broad heuristic connections that exist between the many agents. |
Palabras clave: | Candomblé Alimentação comida de santo teoria do ator rede food Candomblé saint's food actor network theory |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Tema: | Ciências sociais Candomblé Alimentos - Aspectos religiosos Candomblé - Rituais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Cita: | OLIVEIRA, Taline Souza. Comida de terreiro e a agência não-humana no ritual do candomblé. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlânida, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5009. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5009 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41306 |
Fecha de defensa: | 21-dic-2023 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComidaTerreiroAgência.pdf | Dissertação | 4.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.