Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras |
Autor(es): | Santos, Anna Thaís Marques e |
Primeiro orientador: | Melo, Carlos Augusto de |
Primeiro membro da banca: | Costa, Heliene Rosa da |
Segundo membro da banca: | Thomazini, Débora Francisca de Lima |
Resumo: | Este artigo propõe uma sequência didática voltada às aulas de literatura de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo principal é promover uma educação antirracista por meio de práticas com literatura de mulheres negras brasileiras. A proposta centra-se no trabalho com cartas, tendo como base a obra "Cartas para minha avó", de Djamila Ribeiro. A iniciativa busca discutir importantes aspectos da escrita de mulheres negras no Brasil, abordando temas como domínio colonial, intelectualidade, relações de poder e a função social no combate ao racismo. O enfoque está na construção e no fortalecimento de uma identidade antirracista dos alunos, formando leitores críticos, éticos e conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, o artigo explora a Lei 10.639/03 e as expectativas da BNCC para o ensino de literatura de autoria negra, bem como apresenta possibilidades para abordar habilidades e competências relacionadas a esses aspectos. São sugeridas autoras que ampliem o repertório literário dos professores e alunos integrantes na luta antirracista. O artigo dá ênfase às vozes de mulheres intelectuais brasileiras como Djamila Ribeiro, Cida Bento, Conceição Evaristo e a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie como fundamentação teórica e crítica para as discussões sobre racismo e decolonialidade. Salienta-se a importância de proporcionar práticas contra preconceitos e destacar o protagonismo negro das mulheres na formação histórico-cultural do Brasil. O intuito é mostrar que nós professores podemos trabalhar com os alunos práticas de leitura literária que inspirem movimentos de autoafirmação e valorização da história e da cultura negro-brasileira. |
Palavras-chave: | Literatura de autoria negro-feminina Práticas pedagógicas antirracistas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Anna Thaís Marques e. Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284 |
Data de defesa: | 23-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PropostaDidáticaAntirracista.pdf | 403.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.