Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Anna Thaís Marques e | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T13:55:51Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T13:55:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Anna Thaís Marques e. Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura de autoria negro-feminina | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas antirracistas | pt_BR |
dc.title | Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Carlos Augusto de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5205243411665484 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Heliene Rosa da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6396499147925417 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Thomazini, Débora Francisca de Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7156494247727436 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo propõe uma sequência didática voltada às aulas de literatura de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo principal é promover uma educação antirracista por meio de práticas com literatura de mulheres negras brasileiras. A proposta centra-se no trabalho com cartas, tendo como base a obra "Cartas para minha avó", de Djamila Ribeiro. A iniciativa busca discutir importantes aspectos da escrita de mulheres negras no Brasil, abordando temas como domínio colonial, intelectualidade, relações de poder e a função social no combate ao racismo. O enfoque está na construção e no fortalecimento de uma identidade antirracista dos alunos, formando leitores críticos, éticos e conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, o artigo explora a Lei 10.639/03 e as expectativas da BNCC para o ensino de literatura de autoria negra, bem como apresenta possibilidades para abordar habilidades e competências relacionadas a esses aspectos. São sugeridas autoras que ampliem o repertório literário dos professores e alunos integrantes na luta antirracista. O artigo dá ênfase às vozes de mulheres intelectuais brasileiras como Djamila Ribeiro, Cida Bento, Conceição Evaristo e a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie como fundamentação teórica e crítica para as discussões sobre racismo e decolonialidade. Salienta-se a importância de proporcionar práticas contra preconceitos e destacar o protagonismo negro das mulheres na formação histórico-cultural do Brasil. O intuito é mostrar que nós professores podemos trabalhar com os alunos práticas de leitura literária que inspirem movimentos de autoafirmação e valorização da história e da cultura negro-brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.sizeorduration | 47 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PropostaDidáticaAntirracista.pdf | 403.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.