Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras
Autor: Santos, Anna Thaís Marques e
Primer orientador: Melo, Carlos Augusto de
Primer miembro de la banca: Costa, Heliene Rosa da
Segundo miembro de la banca: Thomazini, Débora Francisca de Lima
Resumen: Este artigo propõe uma sequência didática voltada às aulas de literatura de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo principal é promover uma educação antirracista por meio de práticas com literatura de mulheres negras brasileiras. A proposta centra-se no trabalho com cartas, tendo como base a obra "Cartas para minha avó", de Djamila Ribeiro. A iniciativa busca discutir importantes aspectos da escrita de mulheres negras no Brasil, abordando temas como domínio colonial, intelectualidade, relações de poder e a função social no combate ao racismo. O enfoque está na construção e no fortalecimento de uma identidade antirracista dos alunos, formando leitores críticos, éticos e conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, o artigo explora a Lei 10.639/03 e as expectativas da BNCC para o ensino de literatura de autoria negra, bem como apresenta possibilidades para abordar habilidades e competências relacionadas a esses aspectos. São sugeridas autoras que ampliem o repertório literário dos professores e alunos integrantes na luta antirracista. O artigo dá ênfase às vozes de mulheres intelectuais brasileiras como Djamila Ribeiro, Cida Bento, Conceição Evaristo e a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie como fundamentação teórica e crítica para as discussões sobre racismo e decolonialidade. Salienta-se a importância de proporcionar práticas contra preconceitos e destacar o protagonismo negro das mulheres na formação histórico-cultural do Brasil. O intuito é mostrar que nós professores podemos trabalhar com os alunos práticas de leitura literária que inspirem movimentos de autoafirmação e valorização da história e da cultura negro-brasileira.
Palabras clave: Literatura de autoria negro-feminina
Práticas pedagógicas antirracistas
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Anna Thaís Marques e. Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284
Fecha de defensa: 23-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaDidáticaAntirracista.pdf403.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.