Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras |
| Autor: | Santos, Anna Thaís Marques e |
| Primer orientador: | Melo, Carlos Augusto de |
| Primer miembro de la banca: | Costa, Heliene Rosa da |
| Segundo miembro de la banca: | Thomazini, Débora Francisca de Lima |
| Resumen: | Este artigo propõe uma sequência didática voltada às aulas de literatura de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo principal é promover uma educação antirracista por meio de práticas com literatura de mulheres negras brasileiras. A proposta centra-se no trabalho com cartas, tendo como base a obra "Cartas para minha avó", de Djamila Ribeiro. A iniciativa busca discutir importantes aspectos da escrita de mulheres negras no Brasil, abordando temas como domínio colonial, intelectualidade, relações de poder e a função social no combate ao racismo. O enfoque está na construção e no fortalecimento de uma identidade antirracista dos alunos, formando leitores críticos, éticos e conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, o artigo explora a Lei 10.639/03 e as expectativas da BNCC para o ensino de literatura de autoria negra, bem como apresenta possibilidades para abordar habilidades e competências relacionadas a esses aspectos. São sugeridas autoras que ampliem o repertório literário dos professores e alunos integrantes na luta antirracista. O artigo dá ênfase às vozes de mulheres intelectuais brasileiras como Djamila Ribeiro, Cida Bento, Conceição Evaristo e a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie como fundamentação teórica e crítica para as discussões sobre racismo e decolonialidade. Salienta-se a importância de proporcionar práticas contra preconceitos e destacar o protagonismo negro das mulheres na formação histórico-cultural do Brasil. O intuito é mostrar que nós professores podemos trabalhar com os alunos práticas de leitura literária que inspirem movimentos de autoafirmação e valorização da história e da cultura negro-brasileira. |
| Palabras clave: | Literatura de autoria negro-feminina Práticas pedagógicas antirracistas |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SANTOS, Anna Thaís Marques e. Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41284 |
| Fecha de defensa: | 23-dic-2023 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PropostaDidáticaAntirracista.pdf | 403.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
