Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3416-9325
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-01-29
Título: O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado
Autor(es): Castro, Camila Silva
Primeiro orientador: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
Primeiro membro da banca: Amaral, Jodi Dee Hunt Ferreira do
Segundo membro da banca: Valeri, Beatriz Oliveira
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de experiência profissional da Psicologia com enfoque no uso das práticas lúdicas como recurso terapêutico na prática da(o) psicóloga(o) hospitalar no atendimento ao público pediátrico, em contexto de Residência Multiprofissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza observacional. A partir das experiências no campo da internação pediátrica, percebeu-se tanto contribuições quanto desafios que a prática com a ludicidade propicia e pressupõe. Como benefícios estão: 1) facilitação para formação de vínculo, 2) meio de enfrentamento às dificuldades encontradas durante a hospitalização, 3) acesso a sentimentos e emoções e 4) recurso para atribuição de sentido e significação para a experiência de internação. E como desafios: 1) investimento necessário para elaboração de diferentes recursos que atendam demandas específicas de cada caso dentro da rotina de trabalho e 2) não compreensão de alguns profissionais sobre o real objetivo do atendimento lúdico realizado pela Psicologia. Refletiu-se também sobre as contribuições das experiências para a formação profissional, o que inclui tanto o alcance dos objetivos propostos pelo Programa de Residência Multiprofissional, quanto o desenvolvimento de outras habilidades necessárias para a atuação profissional em contexto hospitalar. Sugere-se que outros estudos sejam realizados para ampliação da temática.
Palavras-chave: Criança hospitalizada
Child hospitalized
Saúde da criança
Child health
Area de atuação profissional
Professional practice location
Formação profissional
Professional training
Adolescente hospitalizado
Adolescent hospitalized
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASTRO, Camila Silva. O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222
Data de defesa: 29-Jan-2024
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrincarComoRecurso.pdf
  Até 2026-01-29
TCR - Trabalho de Conclusão de Residência377.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons