Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3416-9325 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Residência |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2026-01-29 |
Título: | O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado |
Autor(es): | Castro, Camila Silva |
Primeiro orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
Primeiro membro da banca: | Amaral, Jodi Dee Hunt Ferreira do |
Segundo membro da banca: | Valeri, Beatriz Oliveira |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de experiência profissional da Psicologia com enfoque no uso das práticas lúdicas como recurso terapêutico na prática da(o) psicóloga(o) hospitalar no atendimento ao público pediátrico, em contexto de Residência Multiprofissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza observacional. A partir das experiências no campo da internação pediátrica, percebeu-se tanto contribuições quanto desafios que a prática com a ludicidade propicia e pressupõe. Como benefícios estão: 1) facilitação para formação de vínculo, 2) meio de enfrentamento às dificuldades encontradas durante a hospitalização, 3) acesso a sentimentos e emoções e 4) recurso para atribuição de sentido e significação para a experiência de internação. E como desafios: 1) investimento necessário para elaboração de diferentes recursos que atendam demandas específicas de cada caso dentro da rotina de trabalho e 2) não compreensão de alguns profissionais sobre o real objetivo do atendimento lúdico realizado pela Psicologia. Refletiu-se também sobre as contribuições das experiências para a formação profissional, o que inclui tanto o alcance dos objetivos propostos pelo Programa de Residência Multiprofissional, quanto o desenvolvimento de outras habilidades necessárias para a atuação profissional em contexto hospitalar. Sugere-se que outros estudos sejam realizados para ampliação da temática. |
Palavras-chave: | Criança hospitalizada Child hospitalized Saúde da criança Child health Area de atuação profissional Professional practice location Formação profissional Professional training Adolescente hospitalizado Adolescent hospitalized |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CASTRO, Camila Silva. O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222 |
Data de defesa: | 29-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | TCR - Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrincarComoRecurso.pdf Até 2026-01-29 | TCR - Trabalho de Conclusão de Residência | 377.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons