Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Camila Silva-
dc.date.accessioned2024-02-20T19:50:32Z-
dc.date.available2024-02-20T19:50:32Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationCASTRO, Camila Silva. O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCriança hospitalizadapt_BR
dc.subjectChild hospitalizedpt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectChild healthpt_BR
dc.subjectArea de atuação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional practice locationpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional trainingpt_BR
dc.subjectAdolescente hospitalizadopt_BR
dc.subjectAdolescent hospitalizedpt_BR
dc.titleO brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Residênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Jodi Dee Hunt Ferreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703366057010508pt_BR
dc.contributor.referee2Valeri, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703931348555089pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2660877798021889pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de experiência profissional da Psicologia com enfoque no uso das práticas lúdicas como recurso terapêutico na prática da(o) psicóloga(o) hospitalar no atendimento ao público pediátrico, em contexto de Residência Multiprofissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza observacional. A partir das experiências no campo da internação pediátrica, percebeu-se tanto contribuições quanto desafios que a prática com a ludicidade propicia e pressupõe. Como benefícios estão: 1) facilitação para formação de vínculo, 2) meio de enfrentamento às dificuldades encontradas durante a hospitalização, 3) acesso a sentimentos e emoções e 4) recurso para atribuição de sentido e significação para a experiência de internação. E como desafios: 1) investimento necessário para elaboração de diferentes recursos que atendam demandas específicas de cada caso dentro da rotina de trabalho e 2) não compreensão de alguns profissionais sobre o real objetivo do atendimento lúdico realizado pela Psicologia. Refletiu-se também sobre as contribuições das experiências para a formação profissional, o que inclui tanto o alcance dos objetivos propostos pelo Programa de Residência Multiprofissional, quanto o desenvolvimento de outras habilidades necessárias para a atuação profissional em contexto hospitalar. Sugere-se que outros estudos sejam realizados para ampliação da temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseResidência Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode153673206-
dc.description.embargo2026-01-29-
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrincarComoRecurso.pdf
  Until 2026-01-29
TCR - Trabalho de Conclusão de Residência377.32 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons