Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3416-9325 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Residência |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2026-01-29 |
Título: | O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado |
Autor: | Castro, Camila Silva |
Primer orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
Primer miembro de la banca: | Amaral, Jodi Dee Hunt Ferreira do |
Segundo miembro de la banca: | Valeri, Beatriz Oliveira |
Resumen: | O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de experiência profissional da Psicologia com enfoque no uso das práticas lúdicas como recurso terapêutico na prática da(o) psicóloga(o) hospitalar no atendimento ao público pediátrico, em contexto de Residência Multiprofissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza observacional. A partir das experiências no campo da internação pediátrica, percebeu-se tanto contribuições quanto desafios que a prática com a ludicidade propicia e pressupõe. Como benefícios estão: 1) facilitação para formação de vínculo, 2) meio de enfrentamento às dificuldades encontradas durante a hospitalização, 3) acesso a sentimentos e emoções e 4) recurso para atribuição de sentido e significação para a experiência de internação. E como desafios: 1) investimento necessário para elaboração de diferentes recursos que atendam demandas específicas de cada caso dentro da rotina de trabalho e 2) não compreensão de alguns profissionais sobre o real objetivo do atendimento lúdico realizado pela Psicologia. Refletiu-se também sobre as contribuições das experiências para a formação profissional, o que inclui tanto o alcance dos objetivos propostos pelo Programa de Residência Multiprofissional, quanto o desenvolvimento de outras habilidades necessárias para a atuação profissional em contexto hospitalar. Sugere-se que outros estudos sejam realizados para ampliação da temática. |
Palabras clave: | Criança hospitalizada Child hospitalized Saúde da criança Child health Area de atuação profissional Professional practice location Formação profissional Professional training Adolescente hospitalizado Adolescent hospitalized |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CASTRO, Camila Silva. O brincar como recurso terapêutico na assistência psicológico ao público infanto-juvenil hospitalizado. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41222 |
Fecha de defensa: | 29-ene-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCR - Ciências da Saúde |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrincarComoRecurso.pdf Hasta 2026-01-29 | TCR - Trabalho de Conclusão de Residência | 377.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons