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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9591-0952
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concepções de professoras sobre bebês e literatura: Vozes e olhares que se intercruzam
Título(s) alternativo(s): Teachers’ conceptions about babies and literature: Voices and looks that intercross
Concepciones de los docentes sobre los bebés y la literatura: Voces y miradas que se entrecruzan
Autor(es): Coelho, Simene Gonçalves
Primeiro orientador: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Primeiro membro da banca: Silva, Altina Abadia
Segundo membro da banca: Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
Resumo: Procuramos compreender a concepções das professoras quanto ao desenvolvimento do trabalho com a literatura e suas interfaces entremeadas nos planejamentos das docentes que atuam em salas de berçários no município de Uberlândia/MG no ano de 2022, além de identificar as contribuições, os desafios e as possibilidades no trabalho com a literatura para/com bebês. Também utilizamos análise dos documentos oficiais que tratam sobre a importância da literatura no desenvolvimento infantil, e que pudessem nos indicar possíveis alinhavos com os termos literatura e bebês. São eles: a Constituição Federal - CF/88, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA/90, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI/2009, Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017 e as Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia – DCMEI/2020. A opção teórico-metodológica para o desenvolvimento da presente pesquisa fundamenta-se nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para compreensão do desenvolvimento infantil com pressupostos de uma educação humanizadora. Para fundamentação das discussões apresentadas na presente investigação, utilizamos autores/as como Vigotski (1995; 1996; 2001; 2004; 2010; 2018) e Mello (2004; 2010; 2014) no que tange à perspectiva de uma educação humanizadora. A pesquisa teve caráter qualitativo e para a construção dos dados utilizamos questionário e entrevista. Dentre os resultados da pesquisa, identificamos que as professoras entendem a importância do trabalho com a literatura, contudo destacam seus desafios quanto ao acervo não adequado e reduzido para os bebês. Partimos da defesa pelo direito ao acesso da criança à cultura escrita desde a mais tenra idade, sendo a literatura evidenciada como um elemento da produção humana que se configura como ponte de encontro da criança com o mundo da língua escrita, respaldando-nos em Eagleton (2006), Candido (2011), Arena (2010) e Abramovich (1999). Vislumbramos que o trabalho com a literatura infantil acontece nas relações da rotina de cuidados e nos planejamentos docentes, por vezes entremeada em práticas de narrativas de histórias, rodas de conversas, musicalização e na manipulação exploratória dos pequenos. Percebemos que as professoras reconhecem como necessárias formações permanentes significativas quanto à temática e foi possível confirmar a contribuição e os desafios encontrados ao desenvolverem propostas de trabalho com a literatura, que se aproximem dos princípios de uma educação humanizadora.
Abstract: We seek to understand the teachers' conceptions regarding the development of work with literature and its interfaces interspersed in the plans of teachers who work in nursery rooms in the city of Uberlândia/MG in the year 2022. In addition to identifying the contributions, challenges and possibilities in working with literature for/with babies. We also used analysis of official documents that deal with the importance of literature in child development, and that could indicate possible alignments with the term’s literature and babies, such as: the Federal Constitution - CF/88, Child and Adolescent Statute - ECA/ 90, National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI/2009, National Common Curricular Base – BNCC/2017 and the Uberlândia Municipal Curricular Guidelines – DCMEI/2020. The theoretical-methodological option for the development of this research is based on the contributions of Historical-Cultural Psychology to understanding child development with the assumptions of a humanizing education. To support the discussions presented in this investigation, we used authors such as Vigotski (1995; 1996; 2001; 2004; 2010; 2018), Mello (2004; 2010; 2014) regarding the perspective of a humanizing education. The research was qualitative in nature, and we used questionnaire and interview instruments to construct the data. Among the research results, we identified that the teachers understand the importance of working with literature, however they highlight their challenges regarding the inadequate and reduced collection for babies. We start from the defense of the child's right to access written culture from an early age, with literature highlighted as an element of human production that serves as a bridge between the child and the world of written language, supporting us in Eagleton (2006), Candido (2011), Arena (2010) and Abramovich (1999). We see that work with children's literature takes place in routine care relationships and teaching planning, sometimes interspersed with practices of storytelling, conversation circles, musicalization and exploratory manipulation of children. We realized that teachers recognize that significant permanent training on the subject is necessary, and it was possible to confirm the contribution and challenges encountered when developing proposals for working with literature, which are close to the principles of a humanizing education.
Palavras-chave: Literatura
Literature
Bebês
Babies
Infâncias
Childhoods
Psicologia Histórico-Cultural
Historical-Cultural Psychology
Educação
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: COELHO, Simene Gonçalves. Concepções de professoras sobre bebês e literatura: Vozes e olhares que se intercruzam. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8119.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8119
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41124
Data de defesa: 18-Dez-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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