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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41124
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9591-0952 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Concepções de professoras sobre bebês e literatura: Vozes e olhares que se intercruzam |
Alternate title (s): | Teachers’ conceptions about babies and literature: Voices and looks that intercross Concepciones de los docentes sobre los bebés y la literatura: Voces y miradas que se entrecruzan |
Author: | Coelho, Simene Gonçalves |
First Advisor: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
First member of the Committee: | Silva, Altina Abadia |
Second member of the Committee: | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
Summary: | Procuramos compreender a concepções das professoras quanto ao desenvolvimento do trabalho com a literatura e suas interfaces entremeadas nos planejamentos das docentes que atuam em salas de berçários no município de Uberlândia/MG no ano de 2022, além de identificar as contribuições, os desafios e as possibilidades no trabalho com a literatura para/com bebês. Também utilizamos análise dos documentos oficiais que tratam sobre a importância da literatura no desenvolvimento infantil, e que pudessem nos indicar possíveis alinhavos com os termos literatura e bebês. São eles: a Constituição Federal - CF/88, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA/90, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI/2009, Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017 e as Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia – DCMEI/2020. A opção teórico-metodológica para o desenvolvimento da presente pesquisa fundamenta-se nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para compreensão do desenvolvimento infantil com pressupostos de uma educação humanizadora. Para fundamentação das discussões apresentadas na presente investigação, utilizamos autores/as como Vigotski (1995; 1996; 2001; 2004; 2010; 2018) e Mello (2004; 2010; 2014) no que tange à perspectiva de uma educação humanizadora. A pesquisa teve caráter qualitativo e para a construção dos dados utilizamos questionário e entrevista. Dentre os resultados da pesquisa, identificamos que as professoras entendem a importância do trabalho com a literatura, contudo destacam seus desafios quanto ao acervo não adequado e reduzido para os bebês. Partimos da defesa pelo direito ao acesso da criança à cultura escrita desde a mais tenra idade, sendo a literatura evidenciada como um elemento da produção humana que se configura como ponte de encontro da criança com o mundo da língua escrita, respaldando-nos em Eagleton (2006), Candido (2011), Arena (2010) e Abramovich (1999). Vislumbramos que o trabalho com a literatura infantil acontece nas relações da rotina de cuidados e nos planejamentos docentes, por vezes entremeada em práticas de narrativas de histórias, rodas de conversas, musicalização e na manipulação exploratória dos pequenos. Percebemos que as professoras reconhecem como necessárias formações permanentes significativas quanto à temática e foi possível confirmar a contribuição e os desafios encontrados ao desenvolverem propostas de trabalho com a literatura, que se aproximem dos princípios de uma educação humanizadora. |
Abstract: | We seek to understand the teachers' conceptions regarding the development of work with literature and its interfaces interspersed in the plans of teachers who work in nursery rooms in the city of Uberlândia/MG in the year 2022. In addition to identifying the contributions, challenges and possibilities in working with literature for/with babies. We also used analysis of official documents that deal with the importance of literature in child development, and that could indicate possible alignments with the term’s literature and babies, such as: the Federal Constitution - CF/88, Child and Adolescent Statute - ECA/ 90, National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI/2009, National Common Curricular Base – BNCC/2017 and the Uberlândia Municipal Curricular Guidelines – DCMEI/2020. The theoretical-methodological option for the development of this research is based on the contributions of Historical-Cultural Psychology to understanding child development with the assumptions of a humanizing education. To support the discussions presented in this investigation, we used authors such as Vigotski (1995; 1996; 2001; 2004; 2010; 2018), Mello (2004; 2010; 2014) regarding the perspective of a humanizing education. The research was qualitative in nature, and we used questionnaire and interview instruments to construct the data. Among the research results, we identified that the teachers understand the importance of working with literature, however they highlight their challenges regarding the inadequate and reduced collection for babies. We start from the defense of the child's right to access written culture from an early age, with literature highlighted as an element of human production that serves as a bridge between the child and the world of written language, supporting us in Eagleton (2006), Candido (2011), Arena (2010) and Abramovich (1999). We see that work with children's literature takes place in routine care relationships and teaching planning, sometimes interspersed with practices of storytelling, conversation circles, musicalization and exploratory manipulation of children. We realized that teachers recognize that significant permanent training on the subject is necessary, and it was possible to confirm the contribution and challenges encountered when developing proposals for working with literature, which are close to the principles of a humanizing education. |
Keywords: | Literatura Literature Bebês Babies Infâncias Childhoods Psicologia Histórico-Cultural Historical-Cultural Psychology Educação Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | COELHO, Simene Gonçalves. Concepções de professoras sobre bebês e literatura: Vozes e olhares que se intercruzam. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8119. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8119 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41124 |
Date of defense: | 18-Dec-2023 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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