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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41100
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-7632-7611 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Projeto e dimensionamento de suspensão de um veículo de fórmula SAE |
Autor(es): | Silva, Vitor Marques Santos, Pablo de Jesus Gallo |
Primeiro orientador: | Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da |
Primeiro coorientador: | Barbosa, Lucas Melo Queiroz |
Resumo: | O dimensionamento de uma suspensão para um veículo do tipo Formula SAE, é um desafio essencial na otimização do desempenho e segurança desse tipo de automóvel de competição. A pesquisa abrange uma análise detalhada dos tipos mais comuns de suspensão usados nesses veículos, destacando suas características, vantagens e desvantagens. Inicialmente, são explorados os diferentes desenhos de suspensão, como suspensões independentes, duplo A, McPherson, entre outros, oferecendo uma compreensão abrangente de suas estruturas e funcionamentos. Cada configuração é examinada quanto à sua capacidade de lidar com as demandas específicas de um veículo de competição, como agilidade, aderência, controle e conforto. Posteriormente, o estudo se aprofunda na análise das forças e momentos que atuam sobre os componentes da suspensão durante a operação do veículo. Essa etapa crítica permite identificar as tensões máximas que esses componentes da suspensão suportam. Com base nessas análises de forças e momentos, o estudo avança para simulações computacionais, onde as tensões máximas identificadas são usadas para prever e analisar as deformações nas peças da suspensão. O objetivo final dessas simulações é garantir o dimensionamento adequado e a resistência estrutural da suspensão, verificando se os componentes são capazes de suportar as demandas mecânicas e as cargas esperadas. Ao final do estudo, são apresentadas conclusões sobre o dimensionamento das bandejas, tirantes e balancim em função das máximas tensões simuladas nessas peças, conferindo um coeficiente de segurança de aproximadamente 1.3, suficiente para produção da suspensão sugerida ao longo do trabalho. |
Abstract: | Designing a suspension for a Formula SAE vehicle is a pivotal challenge in optimizing the performance and safety of this type of competition automobile. The research encompasses a detailed analysis of the most common types of suspensions used in these vehicles, highlighting their characteristics, advantages, and disadvantages. Initially, different suspension designs such as independent suspensions, double A-arms, McPherson, among others, are explored, providing a comprehensive understanding of their structures and functionalities. Each configuration is examined concerning its ability to handle the specific demands of a competition vehicle, including agility, grip, control, and comfort. Subsequently, the study delves deeper into analyzing the forces and moments acting on the suspension components during vehicle operation. This critical stage allows for the identification of the maximum stresses these suspension components endure. Based on these force and moment analyses, the study proceeds to computational simulations where the identified maximum stresses are used to predict and analyze deformations in the suspension parts. The ultimate goal of these simulations is to ensure proper sizing and structural strength of the suspension, verifying whether the components can withstand mechanical demands and anticipated loads. At the end of the study, conclusions are drawn regarding the sizing of the trays, tie rods, and scaffold based on the maximum simulated stresses in these components, providing a safety factor of approximately 1.3, sufficient for the suggested suspension production outlined throughout the study. |
Palavras-chave: | Fórmula SAE Formula SAE Suspensão Suspension Dimensionamento Sizing Simulação Simulation Frenagem Braking Aceleração Acceleration Bandeja Control Arm Tirante Tie Rod Balancim Rocker Arm |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ESTATICA E DINAMICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Vitor Marques. SANTOS, Pablo de Jesus Gallo. Projeto e dimensionamento de suspensão de um veículo de fórmula SAE. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41100 |
Data de defesa: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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