Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Vitor Marques-
dc.creatorSantos, Pablo de Jesus Gallo-
dc.date.accessioned2024-02-01T20:01:27Z-
dc.date.available2024-02-01T20:01:27Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Vitor Marques. SANTOS, Pablo de Jesus Gallo. Projeto e dimensionamento de suspensão de um veículo de fórmula SAE. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41100-
dc.description.abstractDesigning a suspension for a Formula SAE vehicle is a pivotal challenge in optimizing the performance and safety of this type of competition automobile. The research encompasses a detailed analysis of the most common types of suspensions used in these vehicles, highlighting their characteristics, advantages, and disadvantages. Initially, different suspension designs such as independent suspensions, double A-arms, McPherson, among others, are explored, providing a comprehensive understanding of their structures and functionalities. Each configuration is examined concerning its ability to handle the specific demands of a competition vehicle, including agility, grip, control, and comfort. Subsequently, the study delves deeper into analyzing the forces and moments acting on the suspension components during vehicle operation. This critical stage allows for the identification of the maximum stresses these suspension components endure. Based on these force and moment analyses, the study proceeds to computational simulations where the identified maximum stresses are used to predict and analyze deformations in the suspension parts. The ultimate goal of these simulations is to ensure proper sizing and structural strength of the suspension, verifying whether the components can withstand mechanical demands and anticipated loads. At the end of the study, conclusions are drawn regarding the sizing of the trays, tie rods, and scaffold based on the maximum simulated stresses in these components, providing a safety factor of approximately 1.3, sufficient for the suggested suspension production outlined throughout the study.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFórmula SAEpt_BR
dc.subjectFormula SAEpt_BR
dc.subjectSuspensãopt_BR
dc.subjectSuspensionpt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectSizingpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectFrenagempt_BR
dc.subjectBrakingpt_BR
dc.subjectAceleraçãopt_BR
dc.subjectAccelerationpt_BR
dc.subjectBandejapt_BR
dc.subjectControl Armpt_BR
dc.subjectTirantept_BR
dc.subjectTie Rodpt_BR
dc.subjectBalancimpt_BR
dc.subjectRocker Armpt_BR
dc.titleProjeto e dimensionamento de suspensão de um veículo de fórmula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Lucas Melo Queiroz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8473496788276252pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676004124949982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO dimensionamento de uma suspensão para um veículo do tipo Formula SAE, é um desafio essencial na otimização do desempenho e segurança desse tipo de automóvel de competição. A pesquisa abrange uma análise detalhada dos tipos mais comuns de suspensão usados nesses veículos, destacando suas características, vantagens e desvantagens. Inicialmente, são explorados os diferentes desenhos de suspensão, como suspensões independentes, duplo A, McPherson, entre outros, oferecendo uma compreensão abrangente de suas estruturas e funcionamentos. Cada configuração é examinada quanto à sua capacidade de lidar com as demandas específicas de um veículo de competição, como agilidade, aderência, controle e conforto. Posteriormente, o estudo se aprofunda na análise das forças e momentos que atuam sobre os componentes da suspensão durante a operação do veículo. Essa etapa crítica permite identificar as tensões máximas que esses componentes da suspensão suportam. Com base nessas análises de forças e momentos, o estudo avança para simulações computacionais, onde as tensões máximas identificadas são usadas para prever e analisar as deformações nas peças da suspensão. O objetivo final dessas simulações é garantir o dimensionamento adequado e a resistência estrutural da suspensão, verificando se os componentes são capazes de suportar as demandas mecânicas e as cargas esperadas. Ao final do estudo, são apresentadas conclusões sobre o dimensionamento das bandejas, tirantes e balancim em função das máximas tensões simuladas nessas peças, conferindo um coeficiente de segurança de aproximadamente 1.3, suficiente para produção da suspensão sugerida ao longo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ESTATICA E DINAMICA APLICADApt_BR
dc.orcid.putcode152184177-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProjetoDimensionamentoSuspensão.pdfTCC2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.