Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41050
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-4897-5323 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Didática da História e identidades: a função social do ensino de história a partir da BNCC |
Título(s) alternativo(s): | History Didatics and identity: the social role of history teaching from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Autor(es): | Cintra, Anthony Coldebella |
Primeiro orientador: | Pinho, Amon Santos |
Primeiro membro da banca: | Barros, Carla Miucci Ferraresi de |
Segundo membro da banca: | Iara, Correia Toscano |
Resumo: | Em 2017 foi publicada a última e definitiva versão da Base Nacional Comum Curricular, documento que estabelece os objetivos, conteúdos e conjunto de habilidades que devem direcionar a criação dos currículos nas escolas públicas e privadas do Brasil. Esse documento é resultado de um longo embate que diz respeito a quais conteúdos, metodologias e abordagens seriam privilegiados no ensino de História, considerando que essas escolhas são responsáveis pela conformação de uma história e memória nacionais. O trabalho que aqui se desenha busca analisar a partir de quais pontos de vista e posições enunciativas é construída a Base Nacional Comum Curricular e, a partir disso, compreender as funções atribuídas ao ensino de História pelo documento. Para tanto, serão mobilizadas as discussões sobre Didática da História e a função social do ensino de História em paralelo a discussões próprias da teoria do currículo. |
Abstract: | In 2017, the latest and definitive version of the National Common Curriculum Base was published, a document that establishes the objectives, content, and set of skills that should guide the development of curricula in public and private schools in Brazil. This document is the result of a lengthy debate regarding which content, methodologies, and approaches would be privileged in the teaching of History, considering that these choices are responsible for shaping national history and memory. The work outlined here aims to analyze from which viewpoints and enunciative positions the National Common Curriculum Base is constructed and, based on this, to understand the roles assigned to the teaching of History in the document. To do so, discussions on Didactics of History and the social function of teaching History will be mobilized in parallel with curriculum theory and identity discussions. |
Palavras-chave: | Identidade Identity Didática da História Didactics of History Currículo Curriculum Ensino de História History teaching Base Nacional Comum Curricular National Common Curriculum Base |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CINTRA, Anthony Coldebella. Didática da História e identidades: a função social do ensino de história a partir da BNCC. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41050 |
Data de defesa: | 30-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DidáticaHistóriaIdentidades.pdf | 390.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons