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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-4897-5323
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Didática da História e identidades: a função social do ensino de história a partir da BNCC
Título (s) alternativo (s): History Didatics and identity: the social role of history teaching from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor: Cintra, Anthony Coldebella
Primer orientador: Pinho, Amon Santos
Primer miembro de la banca: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Segundo miembro de la banca: Iara, Correia Toscano
Resumen: Em 2017 foi publicada a última e definitiva versão da Base Nacional Comum Curricular, documento que estabelece os objetivos, conteúdos e conjunto de habilidades que devem direcionar a criação dos currículos nas escolas públicas e privadas do Brasil. Esse documento é resultado de um longo embate que diz respeito a quais conteúdos, metodologias e abordagens seriam privilegiados no ensino de História, considerando que essas escolhas são responsáveis pela conformação de uma história e memória nacionais. O trabalho que aqui se desenha busca analisar a partir de quais pontos de vista e posições enunciativas é construída a Base Nacional Comum Curricular e, a partir disso, compreender as funções atribuídas ao ensino de História pelo documento. Para tanto, serão mobilizadas as discussões sobre Didática da História e a função social do ensino de História em paralelo a discussões próprias da teoria do currículo.
Abstract: In 2017, the latest and definitive version of the National Common Curriculum Base was published, a document that establishes the objectives, content, and set of skills that should guide the development of curricula in public and private schools in Brazil. This document is the result of a lengthy debate regarding which content, methodologies, and approaches would be privileged in the teaching of History, considering that these choices are responsible for shaping national history and memory. The work outlined here aims to analyze from which viewpoints and enunciative positions the National Common Curriculum Base is constructed and, based on this, to understand the roles assigned to the teaching of History in the document. To do so, discussions on Didactics of History and the social function of teaching History will be mobilized in parallel with curriculum theory and identity discussions.
Palabras clave: Identidade
Identity
Didática da História
Didactics of History
Currículo
Curriculum
Ensino de História
History teaching
Base Nacional Comum Curricular
National Common Curriculum Base
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CINTRA, Anthony Coldebella. Didática da História e identidades: a função social do ensino de história a partir da BNCC. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41050
Fecha de defensa: 30-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - História

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