Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-9347-9084 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
Título (s) alternativo (s): | A didactic sequence for teaching concepts in probability and statistics |
Autor: | Rosa, Bruno Castilho |
Primer orientador: | Martins, Débora Coimbra |
Primer miembro de la banca: | Bittar, Marilena |
Segundo miembro de la banca: | Jafelice, Rosana Sueli da Motta |
Resumen: | O estudo de Probabilidade e Estatística na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos educadores. Um dos desafios nesta área se refere às dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado dos conceitos básicos, embora o tema deva ser abordado desde as séries iniciais. Desta forma, este trabalho apresenta a elaboração de uma Sequência Didática envolvendo diversas atividades para a sistematização dos conceitos da probabilidade e estatística. Estas tarefas estão fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Para alcançar tal objetivo, o desafio foi como se daria a construção desta sequência. Para isso, foram propostas situações, organizadas em uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, apoiada na metodologia baseada em design instrucional. Esta envolve um processo interativo de desenho, implementação e redesenho de sequência didática. As atividades foram organizadas no produto educacional intitulado Ensino de Probabilidade e Estatística através de Experimentos que aborda os conceitos como aleatoriedade, probabilidade clássica e frequentista, eventos equiprováveis, dependentes e independentes. A análise dos resultados obtidos permitiu, mediante a teoria adotada, identificar as dificuldades que os alunos demonstraram nos conceitos desenvolvidos. Os resultados mostraram que a sequência didática contribui para a compreensão e articulação, gradativamente, de alguns conceitos da Probabilidade e Estatística. |
Abstract: | The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics. |
Palabras clave: | Sequência Didática Sequência de Ensino-Aprendizagem Pesquisa Baseada em Design Teoria das Situações Didáticas Didactic Sequence Teaching-Learning Sequence Search Based in Design Theory of Didactic Situations |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Tema: | Ciências - Estudo e ensino Probabilidades Estatística matemática Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | ROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040 |
Fecha de defensa: | 21-jun-2023 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaEnsino.pdf | Dissertação | 648.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.