Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Bruno Castilho-
dc.date.accessioned2024-01-25T13:30:35Z-
dc.date.available2024-01-25T13:30:35Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040-
dc.description.abstractThe study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectSequência de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectPesquisa Baseada em Designpt_BR
dc.subjectTeoria das Situações Didáticaspt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectTeaching-Learning Sequencept_BR
dc.subjectSearch Based in Designpt_BR
dc.subjectTheory of Didactic Situationspt_BR
dc.titleUma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatísticapt_BR
dc.title.alternativeA didactic sequence for teaching concepts in probability and statisticspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Débora Coimbra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897pt_BR
dc.contributor.referee1Bittar, Marilena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836684545511633pt_BR
dc.contributor.referee2Jafelice, Rosana Sueli da Motta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014114406515905pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9726143527825818pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO estudo de Probabilidade e Estatística na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos educadores. Um dos desafios nesta área se refere às dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado dos conceitos básicos, embora o tema deva ser abordado desde as séries iniciais. Desta forma, este trabalho apresenta a elaboração de uma Sequência Didática envolvendo diversas atividades para a sistematização dos conceitos da probabilidade e estatística. Estas tarefas estão fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Para alcançar tal objetivo, o desafio foi como se daria a construção desta sequência. Para isso, foram propostas situações, organizadas em uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, apoiada na metodologia baseada em design instrucional. Esta envolve um processo interativo de desenho, implementação e redesenho de sequência didática. As atividades foram organizadas no produto educacional intitulado Ensino de Probabilidade e Estatística através de Experimentos que aborda os conceitos como aleatoriedade, probabilidade clássica e frequentista, eventos equiprováveis, dependentes e independentes. A análise dos resultados obtidos permitiu, mediante a teoria adotada, identificar as dificuldades que os alunos demonstraram nos conceitos desenvolvidos. Os resultados mostraram que a sequência didática contribui para a compreensão e articulação, gradativamente, de alguns conceitos da Probabilidade e Estatística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500pt_BR
dc.orcid.putcode151642083-
dc.crossref.doibatchida79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoProbabilidadespt_BR
dc.subject.autorizadoEstatística matemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaEnsino.pdfDissertação648.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.