Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Bruno Castilho | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T13:30:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T13:30:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040 | - |
dc.description.abstract | The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Sequência de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Baseada em Design | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Situações Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning Sequence | pt_BR |
dc.subject | Search Based in Design | pt_BR |
dc.subject | Theory of Didactic Situations | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística | pt_BR |
dc.title.alternative | A didactic sequence for teaching concepts in probability and statistics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Débora Coimbra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1842712024021897 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bittar, Marilena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0836684545511633 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jafelice, Rosana Sueli da Motta | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4014114406515905 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9726143527825818 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo de Probabilidade e Estatística na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos educadores. Um dos desafios nesta área se refere às dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado dos conceitos básicos, embora o tema deva ser abordado desde as séries iniciais. Desta forma, este trabalho apresenta a elaboração de uma Sequência Didática envolvendo diversas atividades para a sistematização dos conceitos da probabilidade e estatística. Estas tarefas estão fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Para alcançar tal objetivo, o desafio foi como se daria a construção desta sequência. Para isso, foram propostas situações, organizadas em uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, apoiada na metodologia baseada em design instrucional. Esta envolve um processo interativo de desenho, implementação e redesenho de sequência didática. As atividades foram organizadas no produto educacional intitulado Ensino de Probabilidade e Estatística através de Experimentos que aborda os conceitos como aleatoriedade, probabilidade clássica e frequentista, eventos equiprováveis, dependentes e independentes. A análise dos resultados obtidos permitiu, mediante a teoria adotada, identificar as dificuldades que os alunos demonstraram nos conceitos desenvolvidos. Os resultados mostraram que a sequência didática contribui para a compreensão e articulação, gradativamente, de alguns conceitos da Probabilidade e Estatística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 85 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 151642083 | - |
dc.crossref.doibatchid | a79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285 | - |
dc.subject.autorizado | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Probabilidades | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Estatística matemática | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaEnsino.pdf | Dissertação | 648.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.