Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-9963-4874
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence to approach the typologies of environmental education in high school
Autor(es): Alves, Ana Júlia
Primeiro orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primeiro membro da banca: Mendonça, Mauro das Graças
Segundo membro da banca: Pereira, Francielle Amâncio
Resumo: Tomando como base a necessidade e a previsão em lei da implantação da Educação Ambiental no sistema formal de ensino brasileiro, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma Sequência Didática para a abordagem das tendências da Educação Ambiental no Ensino Médio. Utilizando a tipologia de Layrargues e Lima (2011), elaboramos a mesma e convidamos professores da área de Ciências da Natureza, que atuam nessa série, para apreciar a proposta. Os participantes da pesquisa a avaliaram positivamente, consideram que as atividades são pertinentes ao ensino médio, que é possível inseri-las na programação didática do docente. Diferentemente da literatura de referência, os dados também indicaram que a maior parte dos professores já tem conhecimento a respeito das tendências, o que sugere que esse tema pode estar alcançando a formação inicial e/ou continuada dos professores da referida área.
Abstract: Taking as a basis the need and provision in law for the implementation of Environmental Education in the formal Brazilian education system, the objective of this work was to develop a Didactic Sequence to address trends in Environmental Education in High School. Using the typology of Layrargues and Lima (2011), we developed it and invited teachers from the area of ​​Natural Sciences, who work in this series, to evaluate the proposal. The research participants evaluated it positively, considering that the activities are relevant to secondary education and that it is possible to include them in the teacher's didactic program. Unlike the reference literature, the data also indicated that most teachers already have knowledge about the trends, which suggests that this topic may be reaching the initial and/or continuing training of teachers in that area.
Palavras-chave: Educação Ambiental
ensino Médio
Sequência Didática
Tendências da Educação Ambiental
Formação de Professores
Ciências da Natureza
Environmental Education
High School
Didactic Sequence
Education Trends Environmental
Teacher Training
Natural Sciences
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Assunto: Ciências - Estudo e ensino
Educação ambiental
Professores de ciência
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: ALVES, Ana Julia. Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028
Data de defesa: 29-Ago-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SequênciaDidáticaAbordagem.pdfDissertação16.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.