Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-9963-4874 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio |
Título (s) alternativo (s): | Didactic sequence to approach the typologies of environmental education in high school |
Autor: | Alves, Ana Júlia |
Primer orientador: | Tavares Júnior, Melchior José |
Primer miembro de la banca: | Mendonça, Mauro das Graças |
Segundo miembro de la banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
Resumen: | Tomando como base a necessidade e a previsão em lei da implantação da Educação Ambiental no sistema formal de ensino brasileiro, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma Sequência Didática para a abordagem das tendências da Educação Ambiental no Ensino Médio. Utilizando a tipologia de Layrargues e Lima (2011), elaboramos a mesma e convidamos professores da área de Ciências da Natureza, que atuam nessa série, para apreciar a proposta. Os participantes da pesquisa a avaliaram positivamente, consideram que as atividades são pertinentes ao ensino médio, que é possível inseri-las na programação didática do docente. Diferentemente da literatura de referência, os dados também indicaram que a maior parte dos professores já tem conhecimento a respeito das tendências, o que sugere que esse tema pode estar alcançando a formação inicial e/ou continuada dos professores da referida área. |
Abstract: | Taking as a basis the need and provision in law for the implementation of Environmental Education in the formal Brazilian education system, the objective of this work was to develop a Didactic Sequence to address trends in Environmental Education in High School. Using the typology of Layrargues and Lima (2011), we developed it and invited teachers from the area of Natural Sciences, who work in this series, to evaluate the proposal. The research participants evaluated it positively, considering that the activities are relevant to secondary education and that it is possible to include them in the teacher's didactic program. Unlike the reference literature, the data also indicated that most teachers already have knowledge about the trends, which suggests that this topic may be reaching the initial and/or continuing training of teachers in that area. |
Palabras clave: | Educação Ambiental ensino Médio Sequência Didática Tendências da Educação Ambiental Formação de Professores Ciências da Natureza Environmental Education High School Didactic Sequence Education Trends Environmental Teacher Training Natural Sciences |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tema: | Ciências - Estudo e ensino Educação ambiental Professores de ciência Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | ALVES, Ana Julia. Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028 |
Fecha de defensa: | 29-ago-2023 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaAbordagem.pdf | Dissertação | 16.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.