Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Ana Júlia-
dc.date.accessioned2024-01-23T13:48:36Z-
dc.date.available2024-01-23T13:48:36Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationALVES, Ana Julia. Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028-
dc.description.abstractTaking as a basis the need and provision in law for the implementation of Environmental Education in the formal Brazilian education system, the objective of this work was to develop a Didactic Sequence to address trends in Environmental Education in High School. Using the typology of Layrargues and Lima (2011), we developed it and invited teachers from the area of ​​Natural Sciences, who work in this series, to evaluate the proposal. The research participants evaluated it positively, considering that the activities are relevant to secondary education and that it is possible to include them in the teacher's didactic program. Unlike the reference literature, the data also indicated that most teachers already have knowledge about the trends, which suggests that this topic may be reaching the initial and/or continuing training of teachers in that area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectensino Médiopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectTendências da Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectEducation Trends Environmentalpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.titleSequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence to approach the typologies of environmental education in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Mauro das Graças-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872167202948791pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705208934103198pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTomando como base a necessidade e a previsão em lei da implantação da Educação Ambiental no sistema formal de ensino brasileiro, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma Sequência Didática para a abordagem das tendências da Educação Ambiental no Ensino Médio. Utilizando a tipologia de Layrargues e Lima (2011), elaboramos a mesma e convidamos professores da área de Ciências da Natureza, que atuam nessa série, para apreciar a proposta. Os participantes da pesquisa a avaliaram positivamente, consideram que as atividades são pertinentes ao ensino médio, que é possível inseri-las na programação didática do docente. Diferentemente da literatura de referência, os dados também indicaram que a maior parte dos professores já tem conhecimento a respeito das tendências, o que sugere que esse tema pode estar alcançando a formação inicial e/ou continuada dos professores da referida área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559pt_BR
dc.orcid.putcode151458084-
dc.crossref.doibatchida79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação ambientalpt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores de ciênciapt_BR
dc.subject.autorizadoFormação de professorespt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaAbordagem.pdfDissertação16.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.