Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Ana Júlia | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T13:48:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T13:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ana Julia. Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41028 | - |
dc.description.abstract | Taking as a basis the need and provision in law for the implementation of Environmental Education in the formal Brazilian education system, the objective of this work was to develop a Didactic Sequence to address trends in Environmental Education in High School. Using the typology of Layrargues and Lima (2011), we developed it and invited teachers from the area of Natural Sciences, who work in this series, to evaluate the proposal. The research participants evaluated it positively, considering that the activities are relevant to secondary education and that it is possible to include them in the teacher's didactic program. Unlike the reference literature, the data also indicated that most teachers already have knowledge about the trends, which suggests that this topic may be reaching the initial and/or continuing training of teachers in that area. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Tendências da Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Education Trends Environmental | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic sequence to approach the typologies of environmental education in high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Mauro das Graças | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872167202948791 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Francielle Amâncio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4781430799596686 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6705208934103198 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Tomando como base a necessidade e a previsão em lei da implantação da Educação Ambiental no sistema formal de ensino brasileiro, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma Sequência Didática para a abordagem das tendências da Educação Ambiental no Ensino Médio. Utilizando a tipologia de Layrargues e Lima (2011), elaboramos a mesma e convidamos professores da área de Ciências da Natureza, que atuam nessa série, para apreciar a proposta. Os participantes da pesquisa a avaliaram positivamente, consideram que as atividades são pertinentes ao ensino médio, que é possível inseri-las na programação didática do docente. Diferentemente da literatura de referência, os dados também indicaram que a maior parte dos professores já tem conhecimento a respeito das tendências, o que sugere que esse tema pode estar alcançando a formação inicial e/ou continuada dos professores da referida área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.559 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 151458084 | - |
dc.crossref.doibatchid | a79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285 | - |
dc.subject.autorizado | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Professores de ciência | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaAbordagem.pdf | Dissertação | 16.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.