Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40933
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-6142-9054 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A Robótica Educacional nos Anos Iniciais e o desenvolvimento do Pensamento Computacional |
Título(s) alternativo(s): | Educational Robotics in the Elementary School and the development of Computational Thinking |
Autor(es): | Sartorello, Lorena Barbosa Rodrigues |
Primeiro orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primeiro membro da banca: | Alves, Deive Barbosa |
Segundo membro da banca: | Souza, Crhistiane da Fonseca |
Terceiro membro da banca: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
Quarto membro da banca: | Lima, Sorandra Corrêa de |
Resumo: | A presente pesquisa propõe a análise e o estudo da Robótica Educacional como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com foco nos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O processo de produção das informações desta investigação foi realizado através do acompanhamento das aulas de Robótica em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Uberlândia, que é referência na implantação da Robótica Educacional em sua grade curricular com aulas específicas de construção e programação para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Realizamos o acompanhamento do desenvolvimento das aulas nos anos de 2021 e 2022 e analisamos a participação de um grupo de 7 estudantes no Torneio Brasil de Robótica no ano de 2022. Elencamos as habilidades e competências relacionadas ao Pensamento Computacional e à Cultura Digital delineadas no documento norteador da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuito de verificar a aplicabilidade daquelas em um Ambiente de Aprendizagem com Robótica Educacional. Os Ambientes de Aprendizagem, delineados em cinco dimensões: social, pedagógica, cultural, tecnológica e psicológica, estabelecem objetivos de ensino que vão além de conteúdos e disciplinas formais, visam a formação global do estudante. Alicerçado nas características dos Ambientes de Aprendizagem, compreendemos que estes, interligados à Robótica Educacional, constituem um cenário favorável para a construção de saberes e delineamento de habilidades necessárias para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Verificamos que o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional pode ser observado em Ambientes de Aprendizagem com Robótica Educacional, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes envolvidos. |
Abstract: | This research proposes the analysis and study of Educational Robotics as a resource for the development of Computational Thinking with a focus on students in the 4th and 5th year of Elementary School. The information production process for this investigation was carried out by monitoring Robotics classes at a private school in the city of Uberlândia, which is a reference in the implementation of Educational Robotics in its curriculum with specific construction and programming classes for students from the 1st to the 9th year of elementary school. We monitored the development of classes in 2021 and 2022 and analyzed the participation of a group of 7 students in the Brazil Robotics Tournament in 2022. We listed the skills and competencies related to Computational Thinking and Digital Culture outlined in the guiding document of Brazilian education, the National Common Curricular Base (BNCC), with the aim of verifying the applicability of those in a Learning Environment with Educational Robotics. Learning Environments, outlined in five dimensions: social, pedagogical, cultural, technological and psychological, establish teaching objectives that go beyond formal content and disciplines, aiming at the student's global training. Based on the characteristics of Learning Environments, we understand that these, linked to Educational Robotics, constitute a favorable scenario for building knowledge and outlining skills necessary for the development of Computational Thinking. We verified that the development of Computational Thinking skills can be observed in Learning Environments with Educational Robotics, favoring the teaching-learning process of the students involved. |
Palavras-chave: | Ambientes de Aprendizagem Ensino Fundamental Cultura Digital Pensamento Computacional Robótica Educacional Computational Thinking Digital Culture Educational Robotics Elementary School Learning Environments |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SARTORELLO, Lorena Barbosa Rodrigues. A Robótica Educacional nos Anos Iniciais e o desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2023. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8077. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8077 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40933 |
Data de defesa: | 28-Ago-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RoboticaEducacionalAnos (1).pdf | 6.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.