Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSartorello, Lorena Barbosa Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-01-09T14:25:24Z-
dc.date.available2024-01-09T14:25:24Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationSARTORELLO, Lorena Barbosa Rodrigues. A Robótica Educacional nos Anos Iniciais e o desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2023. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8077.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40933-
dc.description.abstractThis research proposes the analysis and study of Educational Robotics as a resource for the development of Computational Thinking with a focus on students in the 4th and 5th year of Elementary School. The information production process for this investigation was carried out by monitoring Robotics classes at a private school in the city of Uberlândia, which is a reference in the implementation of Educational Robotics in its curriculum with specific construction and programming classes for students from the 1st to the 9th year of elementary school. We monitored the development of classes in 2021 and 2022 and analyzed the participation of a group of 7 students in the Brazil Robotics Tournament in 2022. We listed the skills and competencies related to Computational Thinking and Digital Culture outlined in the guiding document of Brazilian education, the National Common Curricular Base (BNCC), with the aim of verifying the applicability of those in a Learning Environment with Educational Robotics. Learning Environments, outlined in five dimensions: social, pedagogical, cultural, technological and psychological, establish teaching objectives that go beyond formal content and disciplines, aiming at the student's global training. Based on the characteristics of Learning Environments, we understand that these, linked to Educational Robotics, constitute a favorable scenario for building knowledge and outlining skills necessary for the development of Computational Thinking. We verified that the development of Computational Thinking skills can be observed in Learning Environments with Educational Robotics, favoring the teaching-learning process of the students involved.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCultura Digitalpt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.subjectComputational Thinkingpt_BR
dc.subjectDigital Culturept_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLearning Environmentspt_BR
dc.titleA Robótica Educacional nos Anos Iniciais e o desenvolvimento do Pensamento Computacionalpt_BR
dc.title.alternativeEducational Robotics in the Elementary School and the development of Computational Thinkingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Deive Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350240158010161pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Crhistiane da Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2644021103197123pt_BR
dc.contributor.referee3Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Sorandra Corrêa de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057848696906071pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146871800243333pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe a análise e o estudo da Robótica Educacional como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com foco nos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O processo de produção das informações desta investigação foi realizado através do acompanhamento das aulas de Robótica em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Uberlândia, que é referência na implantação da Robótica Educacional em sua grade curricular com aulas específicas de construção e programação para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Realizamos o acompanhamento do desenvolvimento das aulas nos anos de 2021 e 2022 e analisamos a participação de um grupo de 7 estudantes no Torneio Brasil de Robótica no ano de 2022. Elencamos as habilidades e competências relacionadas ao Pensamento Computacional e à Cultura Digital delineadas no documento norteador da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuito de verificar a aplicabilidade daquelas em um Ambiente de Aprendizagem com Robótica Educacional. Os Ambientes de Aprendizagem, delineados em cinco dimensões: social, pedagógica, cultural, tecnológica e psicológica, estabelecem objetivos de ensino que vão além de conteúdos e disciplinas formais, visam a formação global do estudante. Alicerçado nas características dos Ambientes de Aprendizagem, compreendemos que estes, interligados à Robótica Educacional, constituem um cenário favorável para a construção de saberes e delineamento de habilidades necessárias para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Verificamos que o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional pode ser observado em Ambientes de Aprendizagem com Robótica Educacional, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8077pt_BR
dc.orcid.putcode150348750-
dc.crossref.doibatchid26725124-e6b6-4566-8921-a72fad3c1244-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RoboticaEducacionalAnos (1).pdf6.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.