Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40933
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-6142-9054
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Robótica Educacional nos Anos Iniciais e o desenvolvimento do Pensamento Computacional
Título (s) alternativo (s): Educational Robotics in the Elementary School and the development of Computational Thinking
Autor: Sartorello, Lorena Barbosa Rodrigues
Primer orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primer miembro de la banca: Alves, Deive Barbosa
Segundo miembro de la banca: Souza, Crhistiane da Fonseca
Tercer miembro de la banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Cuarto miembro de la banca: Lima, Sorandra Corrêa de
Resumen: A presente pesquisa propõe a análise e o estudo da Robótica Educacional como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com foco nos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O processo de produção das informações desta investigação foi realizado através do acompanhamento das aulas de Robótica em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Uberlândia, que é referência na implantação da Robótica Educacional em sua grade curricular com aulas específicas de construção e programação para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Realizamos o acompanhamento do desenvolvimento das aulas nos anos de 2021 e 2022 e analisamos a participação de um grupo de 7 estudantes no Torneio Brasil de Robótica no ano de 2022. Elencamos as habilidades e competências relacionadas ao Pensamento Computacional e à Cultura Digital delineadas no documento norteador da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuito de verificar a aplicabilidade daquelas em um Ambiente de Aprendizagem com Robótica Educacional. Os Ambientes de Aprendizagem, delineados em cinco dimensões: social, pedagógica, cultural, tecnológica e psicológica, estabelecem objetivos de ensino que vão além de conteúdos e disciplinas formais, visam a formação global do estudante. Alicerçado nas características dos Ambientes de Aprendizagem, compreendemos que estes, interligados à Robótica Educacional, constituem um cenário favorável para a construção de saberes e delineamento de habilidades necessárias para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Verificamos que o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional pode ser observado em Ambientes de Aprendizagem com Robótica Educacional, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes envolvidos.
Abstract: This research proposes the analysis and study of Educational Robotics as a resource for the development of Computational Thinking with a focus on students in the 4th and 5th year of Elementary School. The information production process for this investigation was carried out by monitoring Robotics classes at a private school in the city of Uberlândia, which is a reference in the implementation of Educational Robotics in its curriculum with specific construction and programming classes for students from the 1st to the 9th year of elementary school. We monitored the development of classes in 2021 and 2022 and analyzed the participation of a group of 7 students in the Brazil Robotics Tournament in 2022. We listed the skills and competencies related to Computational Thinking and Digital Culture outlined in the guiding document of Brazilian education, the National Common Curricular Base (BNCC), with the aim of verifying the applicability of those in a Learning Environment with Educational Robotics. Learning Environments, outlined in five dimensions: social, pedagogical, cultural, technological and psychological, establish teaching objectives that go beyond formal content and disciplines, aiming at the student's global training. Based on the characteristics of Learning Environments, we understand that these, linked to Educational Robotics, constitute a favorable scenario for building knowledge and outlining skills necessary for the development of Computational Thinking. We verified that the development of Computational Thinking skills can be observed in Learning Environments with Educational Robotics, favoring the teaching-learning process of the students involved.
Palabras clave: Ambientes de Aprendizagem
Ensino Fundamental
Cultura Digital
Pensamento Computacional
Robótica Educacional
Computational Thinking
Digital Culture
Educational Robotics
Elementary School
Learning Environments
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SARTORELLO, Lorena Barbosa Rodrigues. A Robótica Educacional nos Anos Iniciais e o desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2023. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8077.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8077
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40933
Fecha de defensa: 28-ago-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RoboticaEducacionalAnos (1).pdf6.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.