Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40034
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma analise da influências das midias sociais nos negocios de empreendedoras negras na cidade de Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): An analysis of the influences of social media on the businesses of black women entrepreneurs in the city of Uberlândia-MG
Autor(es): Ferreira, Neyriane de Paiva
Primeiro orientador: Oliveira, Márcia Freire de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Henrique
Segundo membro da banca: Carrijo, Michelle
Resumo: O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise do empreendedorismo feminino negro e compreender até que ponto o empreendedorismo feminino negro, em meio à ascensão das plataformas digitais, pode se tornar uma solução para mitigar as barreiras sociais e de gênero que persistem no cenário empresarial na cidade de Uberlândia-MG?. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa básica, de cunho descritivo, com mulheres de diversos setores. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas e realizadas com empreendedoras de Uberlândia - MG. Foram entrevistadas um total de sete mulheres e os dados colhidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam uma tendência ascendente no empreendedorismo feminino negro, destacando diversas motivações pessoais para iniciar um negócio, sendo a necessidade um fator crucial nesse processo de decisão. A pesquisa evidenciou que as mídias sociais são a principal ferramenta de divulgação utilizada por essas mulheres empreendedoras. Apesar dos desafios relacionados ao gênero e à raça, essas mulheres estão conquistando seu espaço e conquistando a confiança de seus clientes. A análise crítica realizada neste estudo não apenas enfatizou as conquistas dessas empreendedoras, mas também lançou luz sobre os desafios persistentes, especialmente o racismo estrutural profundamente enraizado em nossa sociedade. Esta pesquisa foi sensível à complexidade dessas experiências, registrando não apenas as vitórias, mas também as barreiras enfrentadas por essas mulheres.
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Discriminação racial e de gênero
Mídias Sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Neyriane de Paiva. Uma analise da influências das midias sociais nos negocios de empreendedoras negras na cidade de Uberlândia-MG. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40034
Data de defesa: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDaInfluência.pdfTCC282.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.