Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40034
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma analise da influências das midias sociais nos negocios de empreendedoras negras na cidade de Uberlândia-MG
Título (s) alternativo (s): An analysis of the influences of social media on the businesses of black women entrepreneurs in the city of Uberlândia-MG
Autor: Ferreira, Neyriane de Paiva
Primer orientador: Oliveira, Márcia Freire de
Primer miembro de la banca: Rodrigues, Henrique
Segundo miembro de la banca: Carrijo, Michelle
Resumen: O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise do empreendedorismo feminino negro e compreender até que ponto o empreendedorismo feminino negro, em meio à ascensão das plataformas digitais, pode se tornar uma solução para mitigar as barreiras sociais e de gênero que persistem no cenário empresarial na cidade de Uberlândia-MG?. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa básica, de cunho descritivo, com mulheres de diversos setores. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas e realizadas com empreendedoras de Uberlândia - MG. Foram entrevistadas um total de sete mulheres e os dados colhidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam uma tendência ascendente no empreendedorismo feminino negro, destacando diversas motivações pessoais para iniciar um negócio, sendo a necessidade um fator crucial nesse processo de decisão. A pesquisa evidenciou que as mídias sociais são a principal ferramenta de divulgação utilizada por essas mulheres empreendedoras. Apesar dos desafios relacionados ao gênero e à raça, essas mulheres estão conquistando seu espaço e conquistando a confiança de seus clientes. A análise crítica realizada neste estudo não apenas enfatizou as conquistas dessas empreendedoras, mas também lançou luz sobre os desafios persistentes, especialmente o racismo estrutural profundamente enraizado em nossa sociedade. Esta pesquisa foi sensível à complexidade dessas experiências, registrando não apenas as vitórias, mas também as barreiras enfrentadas por essas mulheres.
Palabras clave: Empreendedorismo feminino
Discriminação racial e de gênero
Mídias Sociais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERREIRA, Neyriane de Paiva. Uma analise da influências das midias sociais nos negocios de empreendedoras negras na cidade de Uberlândia-MG. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40034
Fecha de defensa: 29-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseDaInfluência.pdfTCC282.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.