Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40003
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-12-04
Título: A psicoterapia infantil na clínica histórico-cultural
Autor(es): Nishiyama, Beatriz Harumi
Primeiro orientador: Pereira, Eliane Regina
Primeiro membro da banca: Sicari, Aline Amaral
Segundo membro da banca: Turci, Barbara Maria
Resumo: Vygotsky buscou estudar o desenvolvimento geral do ser humano. Embora não tenha elaborado uma proposta para a psicoterapia, os conceitos desenvolvidos por ele permitem e têm sido explorados para construção de uma psicologia clínica/psicoterapia, em uma perspectiva histórico-cultural. Este trabalho tem como objetivo narrar meu processo de descoberta e construção da Psicologia Histórico-cultural na prática clínica com crianças. Para isso foi utilizada a metodologia da pesquisa narrativa sobre como eu, me fiz psicóloga no atendimento de uma criança de oito anos. Durante os atendimentos foi possível perceber uma distância entre as minhas expectativas e o encontro. Com isso, a aposta foi uma mudança de sentidos, do psicólogo, da mãe e da criança, por meio do brincar e do processo dialógico
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural
Psicoterapia infantil
Pesquisa narrativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NISHIYAMA, Beatriz Harumi. A psicoterapia infantil na clínica histórico-cultural. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40003
Data de defesa: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PsicoterapiaInfantilClínica.pdf
  Até 2025-12-04
TCC529.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons