Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40003
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-12-04
Título: A psicoterapia infantil na clínica histórico-cultural
Autor: Nishiyama, Beatriz Harumi
Primer orientador: Pereira, Eliane Regina
Primer miembro de la banca: Sicari, Aline Amaral
Segundo miembro de la banca: Turci, Barbara Maria
Resumen: Vygotsky buscou estudar o desenvolvimento geral do ser humano. Embora não tenha elaborado uma proposta para a psicoterapia, os conceitos desenvolvidos por ele permitem e têm sido explorados para construção de uma psicologia clínica/psicoterapia, em uma perspectiva histórico-cultural. Este trabalho tem como objetivo narrar meu processo de descoberta e construção da Psicologia Histórico-cultural na prática clínica com crianças. Para isso foi utilizada a metodologia da pesquisa narrativa sobre como eu, me fiz psicóloga no atendimento de uma criança de oito anos. Durante os atendimentos foi possível perceber uma distância entre as minhas expectativas e o encontro. Com isso, a aposta foi uma mudança de sentidos, do psicólogo, da mãe e da criança, por meio do brincar e do processo dialógico
Palabras clave: Psicologia histórico-cultural
Psicoterapia infantil
Pesquisa narrativa
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NISHIYAMA, Beatriz Harumi. A psicoterapia infantil na clínica histórico-cultural. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40003
Fecha de defensa: 4-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PsicoterapiaInfantilClínica.pdf
  Hasta 2025-12-04
TCC529.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons