Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40003
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2025-12-04
Title: A psicoterapia infantil na clínica histórico-cultural
Author: Nishiyama, Beatriz Harumi
First Advisor: Pereira, Eliane Regina
First member of the Committee: Sicari, Aline Amaral
Second member of the Committee: Turci, Barbara Maria
Summary: Vygotsky buscou estudar o desenvolvimento geral do ser humano. Embora não tenha elaborado uma proposta para a psicoterapia, os conceitos desenvolvidos por ele permitem e têm sido explorados para construção de uma psicologia clínica/psicoterapia, em uma perspectiva histórico-cultural. Este trabalho tem como objetivo narrar meu processo de descoberta e construção da Psicologia Histórico-cultural na prática clínica com crianças. Para isso foi utilizada a metodologia da pesquisa narrativa sobre como eu, me fiz psicóloga no atendimento de uma criança de oito anos. Durante os atendimentos foi possível perceber uma distância entre as minhas expectativas e o encontro. Com isso, a aposta foi uma mudança de sentidos, do psicólogo, da mãe e da criança, por meio do brincar e do processo dialógico
Keywords: Psicologia histórico-cultural
Psicoterapia infantil
Pesquisa narrativa
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NISHIYAMA, Beatriz Harumi. A psicoterapia infantil na clínica histórico-cultural. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40003
Date of defense: 4-Dec-2023
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PsicoterapiaInfantilClínica.pdf
  Until 2025-12-04
TCC529.94 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons