Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39989
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-7890-0507 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Explorando a matemática das abelhas: uma proposta de videoaulas interativas para o ensino médio. |
Título(s) alternativo(s): | Exploring the mathematics of bees: a proposal of interactive video lessons for high school. |
Autor(es): | Lopes, Brenda Dias |
Primeiro orientador: | Lopes, Érika Maria Chioca |
Primeiro membro da banca: | Souza Junior, Arlindo José de |
Segundo membro da banca: | Marin, Douglas |
Resumo: | À medida que a tecnologia avança rapidamente em diversos setores, a escola muitas vezes parece caminhar com passos mais lentos nessa direção. Em decorrência disso, é importante repensar em como podemos inserir a tecnologia no ambiente escolar de forma que ela se torne mais presente nesse setor. Isso vai além de simplesmente disponibilizar dispositivos e recursos tecnológicos, requer um planejamento cuidadoso para integrá-los de maneira a enriquecer o processo de aprendizagem. Sendo assim, buscamos entender a viabilidade da utilização das videoaulas interativas como uma ferramenta tecnológica com propósitos pedagógicos. Dito isso, este estudo teve como objetivo desenvolver uma sequência de videoaulas interativas abordando conteúdos de geometria e trigonometria do Ensino Médio, utilizando conceitos matemáticos associados ao contexto das abelhas. O processo de criação das videoaulas foi embasado nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e fundamentado nos conceitos de interação e interatividade, e na teoria da Modelagem Matemática. Após a gravação das videoaulas, estas foram incorporadas à plataforma Edpuzzle, permitindo a inserção de elementos interativos. Para avaliação, a sequência de videoaulas interativas foi testada com a turma de Informática e Ensino do curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, visando a obtenção de relatórios que permitiram uma análise mais detalhada das funcionalidades presentes na plataforma. A análise dos resultados revelou que as videoaulas interativas oferecem uma experiência mais próxima ao ambiente de sala de aula, pois permite, por meio da interação mediada, o estabelecimento de uma comunicação consistente professor-aluno, através de dispositivos tecnológicos. Este trabalho visa contribuir com a comunidade docente, ao disponibilizar essa sequência de videoaulas para uso educacional. Além disso, almeja-se que, ao explorarem essas videoaulas e entenderem as funcionalidades da plataforma, os docentes se sintam inspirados a criar suas próprias produções, incorporando o contexto da modernidade tecnológica em suas práticas educacionais, enriquecendo seu conjunto de ferramentas pedagógicas. |
Abstract: | As technology rapidly advances into many sectors, schools often seem to take slower steps in this direction. As a result, it is important that we think over about how to insert technology in a school environment in a way that it becomes more present in this sector. This goes beyond simply making gadgets and technological resources available. It requires careful planning to integrate them in a way as to enrich the learning process. Therefore, we seek to understand the viability of interactive video lessons as a technological tool with pedagogical purposes. That said, this study aims to develop a sequence of interactive video lessons adressing High School geometry and trigonometry subjects, using mathematical concepts associated to the context of bees. The creative process of the video lessons was based on the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), and grounded in the concepts of interaction and interactivity and in the theory of Mathematical Modeling. After the recording of the video lessons, they were incorporated into the Edpuzzle platform, allowing for the insertion of interactive elements. For its evaluation, the sequency of interactive video lessons was tested in the class of IT and Teaching of the Mathematics Course of the Federal University of Uberlândia, aiming to obtain reports that would allow a further detailed analysis of the platform’s functionalities. The analysis of the results showed that the interactive video lessons offer an experience closer to the classroom environment, since it allows, through mediated interaction, the establishment of a consistent communication between teacher and student, via technological devices. This study aims to contribute to the teaching community by making available this sequence of interactive video lessons for educational purposes. Furthermore, it is desired that, by exploring the video lessons and understanding the functionalities of the platform, teachers feel inspired to create their own productions, incorporating the context of modern technology in their educational practices, enhancing their set of pedagogical tools. |
Palavras-chave: | Modelagem matemática Mathematical modeling Interatividade Interactivity Tecnologias digitais de informação e comunicação Digital information and communication technologies Geogebra Geogebra Abelhas Bees |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LOPES, Brenda Dias. Explorando a matemática das abelhas: uma proposta de vídeo aulas interativas para o ensino médio. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39989 |
Data de defesa: | 29-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExplorandoMatematicaAbelhas.pdf | TCC | 3.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons