Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39929
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tecnologias digitais: reflexões sobre a prevenção contra a violência na escola
Autor(es): Santos, Luciana de Kássia Catarina Amaral
Primeiro orientador: Souza, Raquel Aparecida
Primeiro membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Segundo membro da banca: Neto, Armindo Quillici
Resumo: A pesquisa buscou conhecer possibilidades sobre a utilização de tecnologias digitais para auxiliar na prevenção contra a violência escolar, a partir de produções acadêmicas. A inserção de tecnologias na educação é um tema polêmico no Brasil e várias ações e programas já foram implementados com o objetivo de inseri-las nas práticas educacionais. No entanto, no contexto da Pandemia da Covid-19 foi evidenciado que o Brasil ainda não avançou em termos de ações e políticas. Durante o período pandêmico, o uso de tecnologias por estudantes e professores foi intensificado como alternativa para dar continuidade nas aulas presenciais que foram suspensas, e é nesse mesmo contexto que os casos de atentados e violências às escolas brasileiras também aumentaram. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa, empregando uma revisão bibliográfica conduzida por meio de levantamento de noticiários e sites jornalísticos e de artigos científicos na plataforma de busca do Google Acadêmico. Os resultados apontam que entre os artigos selecionados, existem diferentes formas de violência que vem ocorrendo dentro e fora das escolas, os quais apontam para a influência do uso inadequado das tecnologias, que vem moldando o comportamento dos usuários. Concluímos que, embora haja muitos desafios com a inserção de tecnologias na educação, também é possível que ela possa contribuir para a prevenção e sensibilização contra a violência nas escolas, mas para isso acontecer é necessária uma educação de qualidade e crítica, que capacite os alunos a discernir o certo e o errado, assumindo responsabilidade e que sejam conscientes pelos seus atos.
Abstract: The research sought to discover possibilities about the use of digital technologies to help prevent school violence, based on academic productions. The insertion of technologies in education is a controversial topic in Brazil and several actions and programs have already been implemented with the aim of inserting them into educational practices. However, in the context of the Covid-19 Pandemic, it was clear that Brazil has not yet advanced in terms of actions and policies. During the pandemic period, the use of technology by students and teachers was intensified as an alternative to continue face-to-face classes that were suspended, and it is in this same context that cases of attacks and violence in Brazilian schools also increased. The methodology adopted was based on a qualitative approach, employing a bibliographical review conducted by surveying news and journalistic websites and scientific articles on the Google Scholar search platform. The results indicate that among the selected articles, there are different forms of violence that have been occurring inside and outside schools, which point to the influence of inappropriate use of technologies, which has been shaping users' behavior. We conclude that, although there are many challenges with the insertion of technologies in education, it is also possible that it can contribute to the prevention and awareness against violence in schools, but for this to happen, quality and critical education is necessary, which empowers students to discern right and wrong, taking responsibility and being aware of their actions.
Palavras-chave: Tecnologias
Digital technologies
Violência
Violence
Prevenção
Prevention
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Luciana de Kássia Catarina Amaral. Tecnologias digitais: Reflexões sobre a prevenção contra a violência na escola. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39929
Data de defesa: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiaDigitaisReflexões.pdfTCC543.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.