Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Luciana de Kássia Catarina Amaral-
dc.date.accessioned2023-12-13T12:20:03Z-
dc.date.available2023-12-13T12:20:03Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Luciana de Kássia Catarina Amaral. Tecnologias digitais: Reflexões sobre a prevenção contra a violência na escola. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39929-
dc.description.abstractThe research sought to discover possibilities about the use of digital technologies to help prevent school violence, based on academic productions. The insertion of technologies in education is a controversial topic in Brazil and several actions and programs have already been implemented with the aim of inserting them into educational practices. However, in the context of the Covid-19 Pandemic, it was clear that Brazil has not yet advanced in terms of actions and policies. During the pandemic period, the use of technology by students and teachers was intensified as an alternative to continue face-to-face classes that were suspended, and it is in this same context that cases of attacks and violence in Brazilian schools also increased. The methodology adopted was based on a qualitative approach, employing a bibliographical review conducted by surveying news and journalistic websites and scientific articles on the Google Scholar search platform. The results indicate that among the selected articles, there are different forms of violence that have been occurring inside and outside schools, which point to the influence of inappropriate use of technologies, which has been shaping users' behavior. We conclude that, although there are many challenges with the insertion of technologies in education, it is also possible that it can contribute to the prevention and awareness against violence in schools, but for this to happen, quality and critical education is necessary, which empowers students to discern right and wrong, taking responsibility and being aware of their actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectPreventionpt_BR
dc.titleTecnologias digitais: reflexões sobre a prevenção contra a violência na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Raquel Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208469507359517pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Neto, Armindo Quillici-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038194867481314pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa buscou conhecer possibilidades sobre a utilização de tecnologias digitais para auxiliar na prevenção contra a violência escolar, a partir de produções acadêmicas. A inserção de tecnologias na educação é um tema polêmico no Brasil e várias ações e programas já foram implementados com o objetivo de inseri-las nas práticas educacionais. No entanto, no contexto da Pandemia da Covid-19 foi evidenciado que o Brasil ainda não avançou em termos de ações e políticas. Durante o período pandêmico, o uso de tecnologias por estudantes e professores foi intensificado como alternativa para dar continuidade nas aulas presenciais que foram suspensas, e é nesse mesmo contexto que os casos de atentados e violências às escolas brasileiras também aumentaram. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa, empregando uma revisão bibliográfica conduzida por meio de levantamento de noticiários e sites jornalísticos e de artigos científicos na plataforma de busca do Google Acadêmico. Os resultados apontam que entre os artigos selecionados, existem diferentes formas de violência que vem ocorrendo dentro e fora das escolas, os quais apontam para a influência do uso inadequado das tecnologias, que vem moldando o comportamento dos usuários. Concluímos que, embora haja muitos desafios com a inserção de tecnologias na educação, também é possível que ela possa contribuir para a prevenção e sensibilização contra a violência nas escolas, mas para isso acontecer é necessária uma educação de qualidade e crítica, que capacite os alunos a discernir o certo e o errado, assumindo responsabilidade e que sejam conscientes pelos seus atos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiaDigitaisReflexões.pdfTCC543.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.