Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39894
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6394-5241
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Inteligência competitiva: tópicos estudados na literatura brasileira
Autor: Hori, Arthur Minoru
Primer orientador: Araujo, Camila de
Primer miembro de la banca: Bueno, Janaína Maria
Segundo miembro de la banca: Pimenta, Márcio Lopes
Resumen: A Inteligência Competitiva (IC) é uma prática que envolve a coleta, análise e disseminação de informações relevantes sobre o ambiente de negócios e a concorrência, para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Seu objetivo é fornecer às empresas uma vantagem competitiva, permitindo-lhes antecipar as tendências do mercado, identificar oportunidades e mitigar ameaças. Os impactos da Inteligência Competitiva podem variar de acordo com o setor empresarial devido às particularidades e desafios específicos enfrentados em cada indústria. As informações coletadas e a maneira como são analisadas e utilizadas podem ter diferentes resultados e efeitos em setores distintos. O objetivo geral deste trabalho é levantar os tópicos abordados pela literatura acadêmica brasileira sobre Inteligência Competitiva. Esta pesquisa foi desenvolvida pelo método qualitativo e descritivo, através de revisão sistemática de literatura, através da busca nas bases de dados do SPELL, apontando os estudos desenvolvidos nos últimos 5 anos de publicação em língua portuguesa. Na conclusão deste estudo, verificou-se que os dados obtidos por um Sistema de IC são uma alternativa relevante para a tomada de decisões, que conseguem prever as tendências mercadológicas de determinados setores, além de poder identificar presença de concorrentes entrantes neste mundo de negócios. É importante destacar que há espaços abertos para novos e mais aprofundados estudos sobre Inteligência Competitiva (IC) e seus impactos nos diferentes setores do meio empresarial, bem como enfatizar a relevância da IC para gestores e empresas em geral.
Palabras clave: Inteligência competitiva
Impactos da inteligência competitiva
Gestão da inteligência competitiva
Ferramentas essenciais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: HORI, Arthur Minoru. Inteligência competitiva: tópicos estudados na literatura brasileira. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39894
Fecha de defensa: 30-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InteligênciaCompetitiviaTópicos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso343.57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.