Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHori, Arthur Minoru-
dc.date.accessioned2023-12-11T19:00:51Z-
dc.date.available2023-12-11T19:00:51Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationHORI, Arthur Minoru. Inteligência competitiva: tópicos estudados na literatura brasileira. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39894-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectImpactos da inteligência competitivapt_BR
dc.subjectGestão da inteligência competitivapt_BR
dc.subjectFerramentas essenciaispt_BR
dc.titleInteligência competitiva: tópicos estudados na literatura brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Camila de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7110885718723305pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Márcio Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026927581342826pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Inteligência Competitiva (IC) é uma prática que envolve a coleta, análise e disseminação de informações relevantes sobre o ambiente de negócios e a concorrência, para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Seu objetivo é fornecer às empresas uma vantagem competitiva, permitindo-lhes antecipar as tendências do mercado, identificar oportunidades e mitigar ameaças. Os impactos da Inteligência Competitiva podem variar de acordo com o setor empresarial devido às particularidades e desafios específicos enfrentados em cada indústria. As informações coletadas e a maneira como são analisadas e utilizadas podem ter diferentes resultados e efeitos em setores distintos. O objetivo geral deste trabalho é levantar os tópicos abordados pela literatura acadêmica brasileira sobre Inteligência Competitiva. Esta pesquisa foi desenvolvida pelo método qualitativo e descritivo, através de revisão sistemática de literatura, através da busca nas bases de dados do SPELL, apontando os estudos desenvolvidos nos últimos 5 anos de publicação em língua portuguesa. Na conclusão deste estudo, verificou-se que os dados obtidos por um Sistema de IC são uma alternativa relevante para a tomada de decisões, que conseguem prever as tendências mercadológicas de determinados setores, além de poder identificar presença de concorrentes entrantes neste mundo de negócios. É importante destacar que há espaços abertos para novos e mais aprofundados estudos sobre Inteligência Competitiva (IC) e seus impactos nos diferentes setores do meio empresarial, bem como enfatizar a relevância da IC para gestores e empresas em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode148542158-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InteligênciaCompetitiviaTópicos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso343.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.