Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39755
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: O impacto da atividade de tocar um instrumento musical no desenvolvimento da pessoa idosa: um estudo de caso
Author: Giorgenon, Leonardo Prado
First Advisor: Combinato, Denise Stefanoni
First member of the Committee: Lima, Luciana Pereira
Second member of the Committee: Seixas , Rosimeire Aparecida Manoel
Summary: O envelhecimento caracteriza-se por um processo multidimensional, multideterminado e, portanto, heterogêneo. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, é a atividade principal de cada fase da vida que orienta o desenvolvimento humano. No caso da pessoa idosa, pode ser o trabalhar e/ou o lembrar. Sendo a música uma atividade, será que esse fazer transforma o sujeito? O objetivo desta pesquisa foi analisar como a música enquanto atividade humana pode afetar o desenvolvimento da pessoa idosa, especialmente as funções psíquicas superiores. Fundamentada na Psicologia histórico-cultural, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, individual, presencial, com uma pessoa idosa acima de 60 anos que tem como atividade principal a música, mais especificamente, a atividade de tocar e fabricar instrumento musical. Para realizar a análise dos dados coletados, foram criados dois núcleos de significação, tendo a identidade como categoria analítica. Buscou-se analisar os sentidos pessoais do participante, além de estabelecer um diálogo com a literatura produzida sobre o tema. Por fim, foi possível identificar como o funcionamento e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores se relacionam à atividade principal, provocando algumas transformações no sujeito.
Abstract: The aging is a multidimensional, multidetermined process that is heterogeneous. According to the Historical-Cultural Psychology is the main activity in which stage of life that guides human development. In case of elderly person this can be the work or the remember. Since music an activity, does this activity transform the subject? The goal of that search was to analyze how music, while a human activity, can affect the aging people's development especially the superiors psychologist functions. Based on Historical-Cultural Psychology a quality search was done with case studying. The data was collected through an individual in person half structured interview with an elderly person that was over 60 years old that the main activity was the music, more specifically, the activity of playing and building an instrument. To analyze the collected data it was created two cores of meaning, been the identity an analytic category, sought to analyze the meanings , and senses of the participant, also it was done a dialogue with the literature produced. Finally, it evidenced the work of superior psychologist functions, and also the participant’s identity.
Keywords: Envelhecimento
Funções Psicológicas Superiores
Memória
Música
Elderly
Superior Psychologist Functions
Memory
Music
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GIORGENON, Leonardo Prado. O impacto da atividade de tocar um instrumento musical no desenvolvimento da pessoa idosa: um estudo de caso Uberlândia - MG. 2023. 41fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39755
Date of defense: 9-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoAtividadeTocar.pdfTCC258.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons