Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39755
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | O impacto da atividade de tocar um instrumento musical no desenvolvimento da pessoa idosa: um estudo de caso |
Autor: | Giorgenon, Leonardo Prado |
Primer orientador: | Combinato, Denise Stefanoni |
Primer miembro de la banca: | Lima, Luciana Pereira |
Segundo miembro de la banca: | Seixas , Rosimeire Aparecida Manoel |
Resumen: | O envelhecimento caracteriza-se por um processo multidimensional, multideterminado e, portanto, heterogêneo. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, é a atividade principal de cada fase da vida que orienta o desenvolvimento humano. No caso da pessoa idosa, pode ser o trabalhar e/ou o lembrar. Sendo a música uma atividade, será que esse fazer transforma o sujeito? O objetivo desta pesquisa foi analisar como a música enquanto atividade humana pode afetar o desenvolvimento da pessoa idosa, especialmente as funções psíquicas superiores. Fundamentada na Psicologia histórico-cultural, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, individual, presencial, com uma pessoa idosa acima de 60 anos que tem como atividade principal a música, mais especificamente, a atividade de tocar e fabricar instrumento musical. Para realizar a análise dos dados coletados, foram criados dois núcleos de significação, tendo a identidade como categoria analítica. Buscou-se analisar os sentidos pessoais do participante, além de estabelecer um diálogo com a literatura produzida sobre o tema. Por fim, foi possível identificar como o funcionamento e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores se relacionam à atividade principal, provocando algumas transformações no sujeito. |
Abstract: | The aging is a multidimensional, multidetermined process that is heterogeneous. According to the Historical-Cultural Psychology is the main activity in which stage of life that guides human development. In case of elderly person this can be the work or the remember. Since music an activity, does this activity transform the subject? The goal of that search was to analyze how music, while a human activity, can affect the aging people's development especially the superiors psychologist functions. Based on Historical-Cultural Psychology a quality search was done with case studying. The data was collected through an individual in person half structured interview with an elderly person that was over 60 years old that the main activity was the music, more specifically, the activity of playing and building an instrument. To analyze the collected data it was created two cores of meaning, been the identity an analytic category, sought to analyze the meanings , and senses of the participant, also it was done a dialogue with the literature produced. Finally, it evidenced the work of superior psychologist functions, and also the participant’s identity. |
Palabras clave: | Envelhecimento Funções Psicológicas Superiores Memória Música Elderly Superior Psychologist Functions Memory Music |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GIORGENON, Leonardo Prado. O impacto da atividade de tocar um instrumento musical no desenvolvimento da pessoa idosa: um estudo de caso Uberlândia - MG. 2023. 41fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39755 |
Fecha de defensa: | 9-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImpactoAtividadeTocar.pdf | TCC | 258.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons