Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGiorgenon, Leonardo Prado-
dc.date.accessioned2023-12-07T13:22:27Z-
dc.date.available2023-12-07T13:22:27Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationGIORGENON, Leonardo Prado. O impacto da atividade de tocar um instrumento musical no desenvolvimento da pessoa idosa: um estudo de caso Uberlândia - MG. 2023. 41fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39755-
dc.description.abstractThe aging is a multidimensional, multidetermined process that is heterogeneous. According to the Historical-Cultural Psychology is the main activity in which stage of life that guides human development. In case of elderly person this can be the work or the remember. Since music an activity, does this activity transform the subject? The goal of that search was to analyze how music, while a human activity, can affect the aging people's development especially the superiors psychologist functions. Based on Historical-Cultural Psychology a quality search was done with case studying. The data was collected through an individual in person half structured interview with an elderly person that was over 60 years old that the main activity was the music, more specifically, the activity of playing and building an instrument. To analyze the collected data it was created two cores of meaning, been the identity an analytic category, sought to analyze the meanings , and senses of the participant, also it was done a dialogue with the literature produced. Finally, it evidenced the work of superior psychologist functions, and also the participant’s identity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectFunções Psicológicas Superiorespt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectSuperior Psychologist Functionspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.titleO impacto da atividade de tocar um instrumento musical no desenvolvimento da pessoa idosa: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Combinato, Denise Stefanoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=BB0247B4A3D980FE1A0EC926615B2085.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Luciana Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Seixas , Rosimeire Aparecida Manoel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=F604901A594B3EFF0433381556C8BFB7.buscatextual_0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO envelhecimento caracteriza-se por um processo multidimensional, multideterminado e, portanto, heterogêneo. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, é a atividade principal de cada fase da vida que orienta o desenvolvimento humano. No caso da pessoa idosa, pode ser o trabalhar e/ou o lembrar. Sendo a música uma atividade, será que esse fazer transforma o sujeito? O objetivo desta pesquisa foi analisar como a música enquanto atividade humana pode afetar o desenvolvimento da pessoa idosa, especialmente as funções psíquicas superiores. Fundamentada na Psicologia histórico-cultural, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, individual, presencial, com uma pessoa idosa acima de 60 anos que tem como atividade principal a música, mais especificamente, a atividade de tocar e fabricar instrumento musical. Para realizar a análise dos dados coletados, foram criados dois núcleos de significação, tendo a identidade como categoria analítica. Buscou-se analisar os sentidos pessoais do participante, além de estabelecer um diálogo com a literatura produzida sobre o tema. Por fim, foi possível identificar como o funcionamento e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores se relacionam à atividade principal, provocando algumas transformações no sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoAtividadeTocar.pdfTCC258.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons