Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39647
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3225-5792
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Revisão histórica e tecnológica das baterias enfatizando os modelos de lítio e desenvolvimento de um protótipo para o carregamento simultâneo de duas células de li-íon
Título(s) alternativo(s): Historical and technological review of batteries emphasizing lithium models and development of a prototype for simultaneous charging of two li-ion cells
Autor(es): Milagre, João Pedro Silva
Primeiro orientador: Lima, Gustavo Brito de
Primeiro coorientador: Carvalho, Daniel Pereira de
Primeiro membro da banca: Tavares, Carlos Eduardo
Segundo membro da banca: Gomes, Luciano Coutinho
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o crescente aumento na adoção dos veículos elétricos e híbridos tem chamado a atenção, em grande parte devido à necessidade de tornar os meios de transporte mais sustentáveis. Esse crescimento foi viabilizado pelo avanço tecnológico no armazenamento de energia eletroquímica, com a introdução dos modelos de íons de lítio no mercado, a partir de 1991. Antes dessa tecnologia, o mercado de baterias secundárias era dominado pelos modelos de chumbo-ácido e níquel-cádmio. Em comparação com esses modelos, as baterias de íons de lítio representam um avanço significativo, principalmente por oferecerem uma melhoria na capacidade de armazenamento de energia em menor peso e espaço. Existem diversos modelos de baterias de lítio, categorizados de acordo com o material doador, sendo que cada um possui suas próprias características. Assim como em muitos países, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos afirma um crescimento notável do setor de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Esse avanço impulsiona a necessidade de manuseio em território nacional das células de íons de lítio, abrindo espaço para os equipamentos dedicados aos principais processos de teste, como o carregamento. Este trabalho oferece uma revisão conceitual sobre as baterias, apresentando os principais termos desse setor e uma revisão histórica dos modelos químicos predominantes em baterias primárias e secundárias ao longo do tempo, desde a criação da pilha voltaica, com ênfase na tecnologia das baterias de íons de lítio. Em seguida, apresenta o projeto de um controlador de carga para células de íons de lítio, capaz de operar adequadamente nos estágios necessários para o carregamento das células.
Abstract: Over the past few years, the increasing adoption of electric and hybrid vehicles has drawn attention, largely due to the need to make transportation methods more sustainable. This growth has been made possible by technological advancements in electrochemical energy storage, with the introduction of lithium-ion models into the market since 1991. Prior to this technology, the secondary battery market was dominated by lead-acid and nickel-cadmium models. In comparison to these models, lithium-ion batteries represent a significant advancement, mainly by offering improved energy storage capacity in less weight and space. There are several lithium battery models categorized according to the donor material, each with its own characteristics. Similar to many countries, the Brazilian Association of Electric Vehicles affirms a notable growth in the electric and hybrid vehicle sector in Brazil. This progress drives the need for handling lithium-ion cells within the national territory, creating room for equipment dedicated to key testing processes, such as charging. This work provides a conceptual review of batteries, presenting the main terms of this sector and a historical review of the predominant chemical models in primary and secondary batteries over time, since the creation of the voltaic pile, with an emphasis on lithium-ion battery technology. Following this, it presents the design of a charge controller for lithium-ion cells capable of operating appropriately during the necessary stages for cell charging.
Palavras-chave: Baterias Primárias
Primary Batteries
Baterias secundárias
Secondary batteries
Controle de tensão e corrente
Voltage and current control
Li-íon
Cell Charger
Carregador de células
Li-ion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MILAGRE, João Pedro Silva. Revisão histórica e tecnológica das baterias enfatizando os modelos de lítio e desenvolvimento de um protótipo para o carregamento simultâneo de duas células de li-íon. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39647
Data de defesa: 21-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RevisãoHistóricaTecnólogica.pdfTCC3.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons