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dc.creatorMilagre, João Pedro Silva-
dc.date.accessioned2023-12-05T18:30:20Z-
dc.date.available2023-12-05T18:30:20Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationMILAGRE, João Pedro Silva. Revisão histórica e tecnológica das baterias enfatizando os modelos de lítio e desenvolvimento de um protótipo para o carregamento simultâneo de duas células de li-íon. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39647-
dc.description.abstractOver the past few years, the increasing adoption of electric and hybrid vehicles has drawn attention, largely due to the need to make transportation methods more sustainable. This growth has been made possible by technological advancements in electrochemical energy storage, with the introduction of lithium-ion models into the market since 1991. Prior to this technology, the secondary battery market was dominated by lead-acid and nickel-cadmium models. In comparison to these models, lithium-ion batteries represent a significant advancement, mainly by offering improved energy storage capacity in less weight and space. There are several lithium battery models categorized according to the donor material, each with its own characteristics. Similar to many countries, the Brazilian Association of Electric Vehicles affirms a notable growth in the electric and hybrid vehicle sector in Brazil. This progress drives the need for handling lithium-ion cells within the national territory, creating room for equipment dedicated to key testing processes, such as charging. This work provides a conceptual review of batteries, presenting the main terms of this sector and a historical review of the predominant chemical models in primary and secondary batteries over time, since the creation of the voltaic pile, with an emphasis on lithium-ion battery technology. Following this, it presents the design of a charge controller for lithium-ion cells capable of operating appropriately during the necessary stages for cell charging.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBaterias Primáriaspt_BR
dc.subjectPrimary Batteriespt_BR
dc.subjectBaterias secundáriaspt_BR
dc.subjectSecondary batteriespt_BR
dc.subjectControle de tensão e correntept_BR
dc.subjectVoltage and current controlpt_BR
dc.subjectLi-íonpt_BR
dc.subjectCell Chargerpt_BR
dc.subjectCarregador de célulaspt_BR
dc.subjectLi-ionpt_BR
dc.titleRevisão histórica e tecnológica das baterias enfatizando os modelos de lítio e desenvolvimento de um protótipo para o carregamento simultâneo de duas células de li-íonpt_BR
dc.title.alternativeHistorical and technological review of batteries emphasizing lithium models and development of a prototype for simultaneous charging of two li-ion cellspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Daniel Pereira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913144515674244pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Gustavo Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547526218965223pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1493379294936870pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luciano Coutinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3372531394380706pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos últimos anos, o crescente aumento na adoção dos veículos elétricos e híbridos tem chamado a atenção, em grande parte devido à necessidade de tornar os meios de transporte mais sustentáveis. Esse crescimento foi viabilizado pelo avanço tecnológico no armazenamento de energia eletroquímica, com a introdução dos modelos de íons de lítio no mercado, a partir de 1991. Antes dessa tecnologia, o mercado de baterias secundárias era dominado pelos modelos de chumbo-ácido e níquel-cádmio. Em comparação com esses modelos, as baterias de íons de lítio representam um avanço significativo, principalmente por oferecerem uma melhoria na capacidade de armazenamento de energia em menor peso e espaço. Existem diversos modelos de baterias de lítio, categorizados de acordo com o material doador, sendo que cada um possui suas próprias características. Assim como em muitos países, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos afirma um crescimento notável do setor de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Esse avanço impulsiona a necessidade de manuseio em território nacional das células de íons de lítio, abrindo espaço para os equipamentos dedicados aos principais processos de teste, como o carregamento. Este trabalho oferece uma revisão conceitual sobre as baterias, apresentando os principais termos desse setor e uma revisão histórica dos modelos químicos predominantes em baterias primárias e secundárias ao longo do tempo, desde a criação da pilha voltaica, com ênfase na tecnologia das baterias de íons de lítio. Em seguida, apresenta o projeto de um controlador de carga para células de íons de lítio, capaz de operar adequadamente nos estágios necessários para o carregamento das células.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOSpt_BR
dc.orcid.putcode148164895-
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