Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39610
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O design editorial como ferramenta para a popularização do pensamento crítico
Título (s) alternativo (s): Editorial design as a tool for the popularization of critical thinking.
Autor: Faria, Juliana Gomes
Primer orientador: Alcântara, Cristiane Pereira de
Primer miembro de la banca: Júnior, Juscelino Humberto Cunha Machado
Segundo miembro de la banca: Haluch, Aline
Resumen: O Design Gráfico deve estar engajado e comprometido com as reais necessidades da sociedade, e deve assumir um papel ativo ao contribuir com ações de caráter social, cultural e político. Nesse contexto, o presente trabalho visa realizar um projeto editorial que apresente, de modo objetivo e envolvente, as análises sobre amor sob uma perspectiva antirracista, antipatriarcal e anti-imperialista, discutidas pela escritora estadunidense bell hooks. Para isso, foi empregada uma abordagem metodológica fundamentada no Design Editorial, integrando a técnicas de storytelling para a construção de narrativas envolventes. O objetivo é popularizar as análises da escritora, facilitar a compreensão a respeito de assuntos sociais — por vezes restritos ao âmbito acadêmico — e instigar o pensamento crítico da população. Portanto, foi realizada uma curadoria do trabalho desenvolvido por bell hooks, obtendo como resultado um livro que torna suas reflexões acessíveis a um público diverso e reforça sua relevância para o contexto brasileiro e oferece aos leitores uma experiência literária cativante.
Abstract: Graphic Design must be engaged and committed to the real needs of society and should assume an active role in contributing to social, cultural, and political actions. In this context, this work aims to carry out an editorial project that presents, in an objective and engaging manner, analyses on love from an anti-racist, anti-patriarchal, and anti-imperialist perspective, as discussed by the American writer bell hooks. For this purpose, a methodological approach grounded in Editorial Design was employed, integrating storytelling techniques to build compelling narratives. The goal is to popularize the writer's analyses, facilitate understanding of social issues — often confined to academic circles — and stimulate critical thinking among the population. Therefore, a curation of bell hooks' work was conducted, resulting in a book that makes her reflections accessible to a diverse audience, reinforces her relevance to the Brazilian context, and provides readers with a captivating literary experience.
Palabras clave: Design editorial
Editorial design
Design gráfico social
Social graphic design
Bell hooks
Teoria do amor
Love theory
Pensamento crítico
Critical thinking
Storytelling
Storytelling
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FARIA, Juliana Gomes. O design editorial como ferramenta para a popularização do pensamento crítico. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39610
Fecha de defensa: 20-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Livro_Um novo olhar sobre o amor.pdfLivro21.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
DesignEditorialFerramenta.pdfTCC43.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.