Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-1236-6001 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares |
Autor(es): | Silva, Rosilene Aparecida |
Primeiro orientador: | Souza, Raquel Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Coelho, Monalisa Lopes dos santos |
Segundo membro da banca: | Neto, Armindo Quillici |
Resumo: | RESUMO: O trabalho socializa resultados do estudo em torno da temática da gestão democrática nas instituições escolares, com foco para os conselhos escolares. O objetivo geral foi compreender o papel e a função da equipe gestora na constituição e manutenção dos conselhos escolares para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas brasileiras. De forma específica buscamos aprofundar a discussão sobre conceitos teóricos em torno da gestão democrática; ampliar conhecimentos sobre o referencial teórico sobre os conselhos escolares; conhecer experiências sobre a atuação da equipe gestora nos conselhos escolares a partir de produções acadêmicas. Quanto à metodologia utilizamos a abordagem quanti-qualitativa associada a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento bibliográfico de artigos disponibilizados na plataforma de busca do Google Acadêmico. A partir da revisão de cinco trabalhos, evidenciamos que, de modo geral, eles reforçam a importância da gestão democrática nas escolas, apontando para a importância de elas implementarem as instâncias colegiadas para uma gestão mais democrática, enfatizando a importância dos Conselhos Escolares. Percebemos que apenas três textos trazem alguns apontamentos e dados (cada um de forma mais específica ou abrangente) sobre o papel e as funções da equipe gestora no processo de implantação da gestão democrática escolar. Ademais, mesmo reconhecendo a relevância que teria a equipe gestora nesse processo, verificamos que a gestão escolar continua centrada na figura do diretor. Neste sentido, concluímos que há a necessidade de maior mobilização e participação efetiva, sobretudo, por parte da equipe gestora e que ainda há a carência de maiores estudos empíricos que revelem a realidade das escolas quanto aos processos de democratização, a partir da atuação dessa equipe gestora na consolidação das instâncias colegiadas, uma vez que estas se evidenciam como instrumentos de descentralização do poder nas instituições de ensino. |
Palavras-chave: | Gestão democrática Conselho escolar Equipe gestora |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Rosilene Aparecida. Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de Uberlândia, Ituiutaba-MG. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378 |
Data de defesa: | 26-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PapelFunçãoEquipe.pdf | 325.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons