Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Rosilene Aparecida-
dc.date.accessioned2023-11-10T16:35:03Z-
dc.date.available2023-11-10T16:35:03Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Rosilene Aparecida. Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de Uberlândia, Ituiutaba-MG.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectEquipe gestorapt_BR
dc.titlePapel e função da equipe gestora nos conselhos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Raquel Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702250P8pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Monalisa Lopes dos santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949023739027563pt_BR
dc.contributor.referee2Neto, Armindo Quillici-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: O trabalho socializa resultados do estudo em torno da temática da gestão democrática nas instituições escolares, com foco para os conselhos escolares. O objetivo geral foi compreender o papel e a função da equipe gestora na constituição e manutenção dos conselhos escolares para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas brasileiras. De forma específica buscamos aprofundar a discussão sobre conceitos teóricos em torno da gestão democrática; ampliar conhecimentos sobre o referencial teórico sobre os conselhos escolares; conhecer experiências sobre a atuação da equipe gestora nos conselhos escolares a partir de produções acadêmicas. Quanto à metodologia utilizamos a abordagem quanti-qualitativa associada a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento bibliográfico de artigos disponibilizados na plataforma de busca do Google Acadêmico. A partir da revisão de cinco trabalhos, evidenciamos que, de modo geral, eles reforçam a importância da gestão democrática nas escolas, apontando para a importância de elas implementarem as instâncias colegiadas para uma gestão mais democrática, enfatizando a importância dos Conselhos Escolares. Percebemos que apenas três textos trazem alguns apontamentos e dados (cada um de forma mais específica ou abrangente) sobre o papel e as funções da equipe gestora no processo de implantação da gestão democrática escolar. Ademais, mesmo reconhecendo a relevância que teria a equipe gestora nesse processo, verificamos que a gestão escolar continua centrada na figura do diretor. Neste sentido, concluímos que há a necessidade de maior mobilização e participação efetiva, sobretudo, por parte da equipe gestora e que ainda há a carência de maiores estudos empíricos que revelem a realidade das escolas quanto aos processos de democratização, a partir da atuação dessa equipe gestora na consolidação das instâncias colegiadas, uma vez que estas se evidenciam como instrumentos de descentralização do poder nas instituições de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode146421699-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelFunçãoEquipe.pdf325.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons