Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rosilene Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T16:35:03Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T16:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rosilene Aparecida. Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de Uberlândia, Ituiutaba-MG. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Equipe gestora | pt_BR |
dc.title | Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Raquel Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702250P8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Monalisa Lopes dos santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5949023739027563 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Neto, Armindo Quillici | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO: O trabalho socializa resultados do estudo em torno da temática da gestão democrática nas instituições escolares, com foco para os conselhos escolares. O objetivo geral foi compreender o papel e a função da equipe gestora na constituição e manutenção dos conselhos escolares para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas brasileiras. De forma específica buscamos aprofundar a discussão sobre conceitos teóricos em torno da gestão democrática; ampliar conhecimentos sobre o referencial teórico sobre os conselhos escolares; conhecer experiências sobre a atuação da equipe gestora nos conselhos escolares a partir de produções acadêmicas. Quanto à metodologia utilizamos a abordagem quanti-qualitativa associada a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento bibliográfico de artigos disponibilizados na plataforma de busca do Google Acadêmico. A partir da revisão de cinco trabalhos, evidenciamos que, de modo geral, eles reforçam a importância da gestão democrática nas escolas, apontando para a importância de elas implementarem as instâncias colegiadas para uma gestão mais democrática, enfatizando a importância dos Conselhos Escolares. Percebemos que apenas três textos trazem alguns apontamentos e dados (cada um de forma mais específica ou abrangente) sobre o papel e as funções da equipe gestora no processo de implantação da gestão democrática escolar. Ademais, mesmo reconhecendo a relevância que teria a equipe gestora nesse processo, verificamos que a gestão escolar continua centrada na figura do diretor. Neste sentido, concluímos que há a necessidade de maior mobilização e participação efetiva, sobretudo, por parte da equipe gestora e que ainda há a carência de maiores estudos empíricos que revelem a realidade das escolas quanto aos processos de democratização, a partir da atuação dessa equipe gestora na consolidação das instâncias colegiadas, uma vez que estas se evidenciam como instrumentos de descentralização do poder nas instituições de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 146421699 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PapelFunçãoEquipe.pdf | 325.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License