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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-1236-6001
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares
Autor: Silva, Rosilene Aparecida
Primer orientador: Souza, Raquel Aparecida
Primer miembro de la banca: Coelho, Monalisa Lopes dos santos
Segundo miembro de la banca: Neto, Armindo Quillici
Resumen: RESUMO: O trabalho socializa resultados do estudo em torno da temática da gestão democrática nas instituições escolares, com foco para os conselhos escolares. O objetivo geral foi compreender o papel e a função da equipe gestora na constituição e manutenção dos conselhos escolares para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas brasileiras. De forma específica buscamos aprofundar a discussão sobre conceitos teóricos em torno da gestão democrática; ampliar conhecimentos sobre o referencial teórico sobre os conselhos escolares; conhecer experiências sobre a atuação da equipe gestora nos conselhos escolares a partir de produções acadêmicas. Quanto à metodologia utilizamos a abordagem quanti-qualitativa associada a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento bibliográfico de artigos disponibilizados na plataforma de busca do Google Acadêmico. A partir da revisão de cinco trabalhos, evidenciamos que, de modo geral, eles reforçam a importância da gestão democrática nas escolas, apontando para a importância de elas implementarem as instâncias colegiadas para uma gestão mais democrática, enfatizando a importância dos Conselhos Escolares. Percebemos que apenas três textos trazem alguns apontamentos e dados (cada um de forma mais específica ou abrangente) sobre o papel e as funções da equipe gestora no processo de implantação da gestão democrática escolar. Ademais, mesmo reconhecendo a relevância que teria a equipe gestora nesse processo, verificamos que a gestão escolar continua centrada na figura do diretor. Neste sentido, concluímos que há a necessidade de maior mobilização e participação efetiva, sobretudo, por parte da equipe gestora e que ainda há a carência de maiores estudos empíricos que revelem a realidade das escolas quanto aos processos de democratização, a partir da atuação dessa equipe gestora na consolidação das instâncias colegiadas, uma vez que estas se evidenciam como instrumentos de descentralização do poder nas instituições de ensino.
Palabras clave: Gestão democrática
Conselho escolar
Equipe gestora
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Rosilene Aparecida. Papel e função da equipe gestora nos conselhos escolares. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de Uberlândia, Ituiutaba-MG.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39378
Fecha de defensa: 26-oct-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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