Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39288
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6795-2079 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Entre a teoria e a prática: as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e metodologias ativas na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG (2020-2022) |
Título (s) alternativo (s): | Between theory and practice: teachers’ perceptions about blended learning and active methodologies in Uberlândi-MG public schools (2020-2022) |
Autor: | Paula, Daniela Braga de |
Primer orientador: | Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Camila Rezende |
Segundo miembro de la banca: | Reis, Jane Maria dos Santos |
Resumen: | O presente estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com docentes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Uberlândia/MG, localizada no Triângulo Mineiro (Brasil), que buscou identificar qual concepção eles tinham sobre metodologias ativas e ensino híbrido. Além disso, objetivou conhecer a realidade de quatro escolas da rede municipal com relação à utilização de recursos tecnológicos (tablets, computadores, celulares e outros) para o aprimoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. Como referencial teórico, essa pesquisa apoiou-se nas concepções de protagonismo e autonomia do estudante por meio de Dewey (1979), Vigotski (2001, 2009) e Freire (2021). Os conceitos e discussões a respeito de metodologias ativas e ensino híbrido embasaram-se nos estudos de Valente; Almeida (2011), Horn; Staker (2015) e Moran; Bacich (2018). A metodologia fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa quali-quantitativa, de caráter bibliográfico, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários semiestruturados e como técnica de análise utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Os resultados mostraram que os docentes pesquisados percebem os conceitos de ensino híbrido e metodologias ativas conforme o embasamento teórico dos autores mencionados, porém mantém metodologias de ensino centradas no professor devido à dificuldade de acesso e utilização de dispositivos e da tecnologia digital em sua prática pedagógica. |
Abstract: | This study presents the result of a survey carried out with elementary school teachers from the municipal education of Uberlândia/MG, located in Triângulo Mineiro, which sought to identify what conception they had about active methodologies and blended learning. In addition, it aimed to know the reality of four schools regarding the use of technological resources (tablets, computers, cell phones and others) to improve teaching and student learning. As a theoretical framework, this research was based on the concepts of protagonism and student autonomy from Dewey (1979); Vigotski (2001, 2009) and Freire (2021). The concepts and discussions regarding active methodologies and blended learning were based on studies by Valente; Almeida (2011), Horn; Staker (2015) and Moran; Bacich (2018). The methodology was based on the assumptions of mixed methods approaches and a bibliographic study , through a case study. The data was colected from semi-structured questionnaires and it was used Laurence Bardin’s Content Analysis (1977) as an analysis technique. The results showed that the researched teachers perceive the concepts of blended learning and active methodologies according to the theoretical basis of the mentioned authors, but they still maintain teaching methodologies centered on the teacher due to the difficulty of accessing and using devices and digital technology in their pedagogical practice. |
Palabras clave: | metodologias ativas ensino híbrido protagonismo estudantil tecnologias digitais active methodologies blended learning student protagonism digital technologie |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Tema: | Educação Ensino, aprendizagem e tecnologias - Uberlândia (MG) Ensino híbrido - Uberlândia (MG) Escolas municipais - Uberlândia (MG) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | PAULA, Daniela Braga de. Entre a teoria e a prática: as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e metodologias ativas na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG (2020-2022) . 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.475 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39288 |
Fecha de defensa: | 22-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EntreTeoriaPrática.pdf | Dissertação | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.